Cadastramento para mutirão de castração animal começa no dia 20 em Taió

Começa nesta segunda-feira (20/11) o prazo do cadastramento para o mutirão de castração animal que será realizado em dezembro no município de Taió. As vagas são limitadas, os donos dos animais devem procurar a Secretaria de Saúde, entre 13h e 17h e falar com o servidor Éder Ceola. O valor será de R$ 80 para castração de gatos, R$ 100 para cães até 15 quilos e R$ 150 para cães acima de 15 quilos.

As datas e o local para a inscrição foram definidos nesta segunda-feira (13/11) em reunião realizada no gabinete do prefeito, que contou com a presença de funcionários da Secretaria de Saúde, da secretária Rosecler Poleza Círico, do Procurador do Município de Taió, Marcos Vinícius Pereira de Carvalho e do presidente da Câmara, Tiago Maestri.

O mutirão será realizado nos dias 8,9 e 10 de dezembro. O limite de castrações é de 60 por dia. As cirurgias serão realizadas nas antigas instalações do Centro de Reabilitação Vida Serena (Cerevise), que fica nos fundos da Secretaria de Saúde, no bairro Seminário.

Os veterinários que irão realizar os procedimentos cirúrgicos são de uma clínica com sede em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, eles realizam mutirões de castração em diversas cidades catarinenses.

Do total de procedimentos cirúrgicos realizados, a equipe destinará 10% para a castração de animais de rua, que serão realizados sem custo ao município.

Voluntariado

Também na próxima segunda-feira ás 14h será realizada uma reunião na Câmara de Vereadores de Taió, com membros da Secretaria de Saúde e membros da sociedade, para definir o voluntariado e a escala dos voluntários que irão auxiliar a equipe de veterinários durante o mutirão, as pessoas interessadas deverão comparecer a cede do Legislativo.

As pessoas que eventualmente não podem auxiliar como voluntários também podem colaborar com a doação de jornais que irão ajudar no acolhimento dos cães e gatos castrados. Os donos dos animais terão que separar um cobertor para levar no dia do atendimento para cobrir o bicho de estimação após a cirurgia.