Câmara aprova Dia Municipal da Saúde do Homem

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou projeto de lei que institui 15 de julho como o Dia Municipal da Saúde do Homem, a data coincide com o Dia Mundial do Homem. A proposta foi aprovada por unanimidade em segunda votação, durante a sessão realizada nesta segunda-feira (02).

O texto do projeto autoriza o Executivo a realizar campanhas de prevenção e melhoria da saúde do homem e bem-estar físico e mental. A posposta tem como objetivo a promoção de estudos, debates, além da realização de campanhas educativas e informativas sobre a prevenção de doenças em todas as fases da vida.

O autor da proposta, vereador Eder Ceola justificou no projeto que o objetivo é aumentar a conscientização sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde. Historicamente os homens são menos assíduos a exames preventivos e de rotina. “Muitos acham perda de tempo fazer exames de rotina e às vezes mesmo tendo um problema, não vão ao médico. Essa falta de cuidado com o próprio corpo só prejudica os homens que no caso do câncer, têm um diagnóstico tardio e veem suas chances de cura bastante reduzidas”, justificou o autor.

A proposta segue agora para apreciação em redação final, que será realizada na próxima sessão, antes de ser encaminhada ao Executivo para publicação.