Câmara aprova lei para controle populacional de cães e gatos

A Câmara de Vereadores aprovou o projeto de Lei institui o programa de controle populacional de cães e gatos, no município de Taió. A lei foi aprovada sem nenhum voto contrário e vai tentar minimizar um problema, considerado de saúde pública, além de proteger os animais que são abandonados ou sofreram maus tratos.  “É evidente, no município de Taió, a existência de um descontrole populacional desses animais.

Há muitos animais de rua, e muitos animais não castrados, o que resulta em uma explosão de reprodução dos mesmos, chegando a uma perda de controle dessa situação. A reprodução exagerada de cães e gatos gera outros tipos de problema: além da superpopulação de animais, isso também causa a multiplicação de doenças e epidemias que podem, em alguns casos, prejudicar aos munícipes”, explicou o vereador Joel Sandro Macoppi.

Pela aplicação desse projeto, é possível, ao Poder Público, realizar programas de castração de animais, criando uma barreira à reprodução e superpopulação de animais. Há a possibilidade, além disso, da castração, não somente, dos animais de rua ou abandonados, mas de animais que tenham donos.

Nesse caso, se o proprietário dos animais enquadrar-se nos requisitos para a concessão de benefícios eventuais (baixa renda) é possível efetuar a castração gratuitamente. Acaso o proprietário dos animais não se enquadre nesses requisitos, terá que arcar com as despesas para a castração, podendo, entretanto, aproveitar os agendamentos e

mutirões feitos pelo Poder Executivo.