Câmara aprova permissão de instalação de parklets em Taió

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou nesta segunda-feira (14), projeto de lei que permite a instalação de parklets em espaços públicos. O projeto foi aprovado em duas votações com aprovação unânime. As estruturas visam proporcionar lazer e bem-estar na área central.

Parklets são plataformas instaladas sobre áreas ocupadas por veículos, com bancos, mesas, floreiras e guarda-sóis, que permitem uma extensão de passeios sobre as vias, para ampliação de espaços públicos de convívio e recreação.

O autor do projeto, vereador Jaci de Liz comenta que a iniciativa permitirá lazer e mais um atrativo para moradores e visitantes. “Essas são estruturas que já estão sendo instaladas em algumas cidades, então buscamos esse projeto para permitir que isso também seja possível em nosso município, para contribuir com projetos de urbanização, embelezamento e principalmente lazer para Taió”, destacou.

Pelo projeto de lei aprovado, a instalação poderá ocorrer por meio de solicitação de comerciantes. Os solicitantes precisam apresentar planta inicial, fotografias da localização e descrição dos equipamentos que serão instalados. As estruturas também precisam obedecer a normas de acessibilidade.

A instalação e a manutenção serão de responsabilidade do interessado pela instalação do parklet. As estruturas precisam ainda apresentar sinalização adequada com elementos refletivos. Não será permitido o uso de publicidade no local.

O limite de instalação é de 2m20cm de largura por 10 metros de comprimento em vagas paralelas ao alinhamento da calçada. Os parklets serão acessíveis ao público, sendo vedado o uso exclusivo do mantenedor.