Câmara aprova relatório e arquiva denúncia

A sessão desta segunda-feira (07/05) foi marcada pela votação do relatório da Comissão Processante que foi instaurada para apurar denúncia feita pelo procurador-geral do Município de Taió, Marco Vinícius Pereira de Carvalho, contra o vereador Joel Sandro Macoppi (PP), por suposta quebra de decoro parlamentar.

O rito de votação seguiu rigorosamente o Regimento Interno da Câmara, como o vereador denunciado é impedido de votar, a suplente de vereador Marlete Hang Sandri (PSD) foi convocada para participar da votação apenas para compor o quórum de nove vereadores, sem direito ao voto.

Em seguida foi realizada a leitura do relatório elaborado pela Comissão Processante que analisou os autos e que foi formada pelos vereadores Valdecir João da Cruz ‘Capilé’ (Presidente), Jair Alberto das Neves ‘Jinho’ (Relator) e Eduardo Poffo ‘Dudu’ (Membro). O documento foi lido pelo primeiro-secretário da Mesa Diretora, o vereador Jaci de Liz.

O documento composto por quatro páginas foi favorável ao arquivamento da denúncia, após a leitura o presidente da Câmara, Tiago Maestri colocou o relatório em votação aberta e nominal. Ele explicou que o voto favorável ao relatório indicava o arquivamento da denúncia e a destituição da Comissão Processante, enquanto o voto contrário recomendava a continuidade da denúncia.

O resultado da votação foi unânime, todos os oito vereadores aptos a votar, foram favoráveis ao relatório. Pela ordem votaram: Eduardo Poffo ‘Dudu’ (PSDB), Klaus Dieter Diel (MDB), Ademir Valle ‘Biro’ (PSD), Jaci de Liz (PSDB), Aroldo Peicher Junior ‘Peixinho’ (MDB), Valdecir João da Cruz ‘Capilé’ (PR), Jair Alberto das Neves ‘Jinho’ (PP) e Tiago Maestri (PSD).