Câmara de Taió devolve R$ 50 mil para a Prefeitura

A Câmara de Vereadores de Taió devolveu nesta quarta-feira (04/04) R$ 50 mil para a Prefeitura. Os recursos devolvidos fazem parte da economia gerada nos dois primeiros meses do ano pelo Legislativo municipal.

Esta é a primeira devolução de recursos realizada pelo Legislativo, em 2018. O presidente da Câmara, Tiago Maestri reforçou que o cheque simbólico não será o único devolvido ao Executivo municipal. “Nós já estávamos com o dinheiro em caixa, então decidimos não esperar até o fim do ano para devolver, vamos seguir a mesma linha que deu certo no ano passado, de devolver as economias conforme a necessidade”, declarou Maestri.

O prefeito Almir Reni Guski, agradeceu a devolução e o emprenho do Legislativo em economizar e anunciou que o valor devolvido será repassado para o Corpo de Bombeiros de Taió. “Esse dinheiro vai para conta que os bombeiros têm que é vinculada ao Município, para ajudar na compra de uma ambulância, é uma complementação ao valor que eles já têm arrecadado”, informou Guski.

Os bombeiros já possuíam R$ 150 mil na conta, valor que é arrecadado através de serviços como as vistorias realizadas, os R$ 50 mil entregues pelo Executivo, através da devolução da Câmara, completam o valor necessário para a compra do veículo já adaptado e equipado. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Taió, tenente Arthur Roberto Vogel Filho, a compra está orçada em R$ 200 mil. “Há cerca de dois anos estávamos fazendo economia para fazer a aquisição, sem essa ajuda da Câmara e da Prefeitura iria demorar um pouco mais para cumprir o objetivo, porque temos um custo muito elevado de manutenção”, observou.

A nova ambulância deve chegar dentro de três ou quatro meses, após todo o processo de licitação para a compra e adaptação do veículo. A previsão é que ela seja entregue até agosto, quando o quartel completa 15 anos em Taió. A ambulância atual que é 2011 veio cedida de Lages e retornará para atender corporações da Serra Catarinense. “Ficamos contentes em saber que esse recurso vai auxiliar o Corpo de Bombeiros de Taió, que presta um serviço tão importante e essencial para a saúde e a vida da população taioense”, concluiu Maestri.

Participaram da entrega, os vereadores Jaci de Liz, Eduardo Poffo ‘Dudu’, Klaus Dieter Diel e Aroldo Peicher Junior ‘Peixinho’, além do prefeito Almir Reni Guski e do presidente da Câmara, Tiago Maestri.

Em 2017 a Câmara de Taió devolveu R$ 560 mil aos cofres do Executivo, o que representou 26,6% dos recursos totais. Conforme prevê a Legislação, a Câmara de Taió pode receber até 7% do valor da arrecadação do Município. No ano passado recebeu 4,85% do que realmente foi arrecadado, ou seja, mesmo com repasse menor do que tem direito, devolveu mais de 1/4 do orçamento.