Câmara de Taió recebe diretor do Hospital Regional do Alvo Vale

A convite da Câmara de Vereadores de Taió, o diretor do Hospital Regional do Alto Vale, Giovani Nascimento, trouxe informações sobre o atendimento aos munícipes e a importância de um bom trabalho de triagem. Os dados foram apresentados na sessão presidida pelo vereador Klaus Dieter Diel, segunda-feira, 11.

Ao apresentar os números, o administrador revelou que ainda há uma demanda de pessoas que se desloca à cidade vizinha por conta própria, sem um quadro de saúde que justifique uma urgência e emergência, colocando em risco a vida de quem realmente precisa de uma atenção rápida. Giovani se comprometeu a disponibilizar dados dos atendimentos a pessoas de Taió à secretaria de Saúde a partir desta semana para auxiliar no diagnóstico do trabalho de triagem já realizado pelo município.

Nós tocamos o hospital regional como uma empresa. Só que com uma diferença. Por ser uma entidade filantrópica, nós não almejamos que tenha lucro. Ele só não pode gerar prejuízo”, destacou.

Pacientes no vermelho

Entre os dados apresentados pelo diretor do hospital, a classificação de risco em cores mostra que dezembro do ano passado os casos de alta complexidade, em vermelho e laranja, representavam, respectivamente, apenas 0,7% e 5,0% do total de atendimentos, 0,5% e 5,2% em janeiro deste ano e 0,4% e 6,0% no mês passado. Taió ocupa a 12a posição em assistências médicas da instituição, com 832 atendimentos realizados entre janeiro de 2018 e fevereiro deste ano, a maioria, porém, de procedimentos de baixa complexidade.

Nós, no Hospital Regional, temos a responsabilidade em atender, independente de ter ou não convênio com qualquer município, na classificação de risco na tarja vermelha e laranja. Os demais deveriam ser encaminhadas pela secretaria de saúde do município para que, então, esse paciente entrasse à porta do nosso hospital não como um caso comum, mas como um caso que foi estudado”, explicou.

Segundo a classificação por cores, os casos em amarelo, verde e azul, somados, oscilam entre 90% em janeiro e 89,3%, em fevereiro deste ano. Foram 53 de 56 e 27 de 35 atendimentos a taioenses, respectivamente.

Outros números do Hospital Regional

- 446 taioenses foram internados entre janeiro de 2018 e fevereiro deste ano