Caminhão comprado com devolução da Câmara é entregue em Taió

O caminhão caçamba 0km comprado pela Prefeitura de Taió, com os recursos devolvidos pela Câmara de Vereadores, foi apresentado aos vereadores nesta quinta-feira (28), o veículo está exposto na praça João Machado, no Centro da cidade.

O Ford 2629 foi adquirido pelo Município por cerca de R$ 260 mil. A fabricação da caçamba está em andamento em uma empresa em Salete, e custará cerca de R$ 30 mil. Assim que a fabricação for concluída o caminhão será levado ao município vizinho onde será feita a colocação da caçamba e a instalação da parte hidráulica.

O presidente da Câmara, Tiago Maestri (PSD) destacou que o caminhão foi adquirido com o dinheiro entregue ao Executivo na abertura da festa do Centenário de Colonização de Taió, no início deste mês. “Esse é o resultado dos cortes de gastos que fizemos com telefonia móvel, diárias e cargos comissionados e o povo pode ver aí o resultado, com a compra da caçamba 0km com recursos que nós devolvemos no valor de R$ 300 mil reais”, declarou.

Assim que o veículo foi exposto, vereadores foram conferir mais esse resultado da economia feita ao longo do ano pelo Legislativo. “É inédito em Taió a Câmara de Vereadores doar para a Prefeitura um veículo de um porte financeiro tão grande”, comentou o vereador Jaci de Liz (PSDB).

O vereador Eduardo Poffo (PSDB), líder do Governo frisou o reforço que a aquisição representa para o Município. “Essa devolução foi realizada para comprar uma caçamba para poder viabilizar ajuda as secretarias de Agricultura e Obras, para trabalhar nas estradas, nas propriedades dos agricultores que tem dificuldade na questão de pedras”, disse.

O líder da bancada do PMDB, vereador Klaus Dieter Diel, observou que o exemplo no âmbito municipal tem repercutido positivamente, diante de um cenário não tão favorável na política nacional. “É o resultado que beneficia diretamente a população, eu vejo que o nosso gesto está refletindo em outros lugares como exemplo de gestão compartilhada entre Legislativo e Executivo”, concluiu.

O prefeito Almir Reni Guski, agradeceu aos vereadores pela parceria que permite ao Município fazer mais com o mesmo e explicou os critérios avaliados pelo Executivo para a utilização dos recursos neste mês. “O município de Taió é muito agrícola e nós queremos fazer o nosso Governo dobrar o movimento econômico em relação ao que tínhamos na agricultura, então essa caçamba vai trabalhar para as secretarias de Obras e Agricultura, o critério de escolha foi investir em um setor que precisa de investimento, por isso essa caçamba vai nos ajudar muito” disse. “Estamos fazendo mais com o mesmo e essa parceria é um modelo que vai ser copiado no Brasil eu não tenho dúvida disso”, acrescentou o prefeito.

Só neste ano, a Câmara de Vereadores Taió já fez três devoluções para a Prefeitura que somam R$ 440 mil. Os recursos foram utilizados na instalação de semáforo na cidade, na realização de procedimentos médicos para zerar filas, em doação para a Apae e na compra do caminhão caçamba.