Cessão de uso de equipamentos é aprovada

Dois projetos de cessão de uso foram aprovados nesta segunda-feira (19/02) durante a sessão da Câmara de Vereadores de Taió. As propostas que já haviam sido apreciadas em primeira votação receberam novamente o aval dos vereadores por unanimidade na segunda votação.

O primeiro Projeto de Lei Ordinário (PLO 02/18) encaminhado pelo Executivo e aprovado durante a sessão, autoriza o Município a receber da Secretaria de Estado da Saúde um aparelho de densitometria óssea e um aparelho de tomografia computadorizada. De acordo com a proposta aprovada em dois turnos, assim que o Município receber os equipamentos eles serão cedidos ao Hospital e Maternidade Dona Lisette, para o atendimento da população através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O aparelho de densitometria óssea vai permitir a realização de exames para avaliação e diagnóstico de doenças que atingem os ossos, como a osteoporose, o exame faz a medição da densidade mineral dos ossos e compara com valores de referência de acordo com a idade e o sexo do paciente.

O equipamento de tomografia computadorizada é utilizado na realização de exames por imagem que expõem todos os órgãos da região do corpo a ser estudada. O aparelho é muito utilizado na detecção de tumores de pulmão, cérebro, fígado, pâncreas, rim, entre outros, o que vai permitir um diagnóstico mais precoce de doenças e consequentemente maiores chances de efetividade nos resultados de cirurgias e tratamentos.

Alesc doa Monitores

A segunda proposta encaminhada para apreciação pelo Executivo foi o Projeto de Lei Ordinário (PLO 03/18) que autoriza o Município a receber 15 monitores que foram doados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

O termo encaminhado pelo parlamento catarinense ao Executivo municipal esclarece que a doação se dá exclusivamente para fins e uso de interesse social, observada a oportunidade e conveniência socioeconômica.

Os 15 monitores serão encaminhados para a Escola de Ensino Fundamental Adolpho Ewald, que fica localizada na Estrada Geral do Ribeirão Pinheiro, e que atende 264 alunos do 1º ao 9º ano.