Destaque na Feira Nacional de Matemática recebe moção de aplausos

Mais Imagens

O aluno Marlon Stringari foi o convidado desta segunda-feira (25/06) para usar a tribuna da Câmara de Vereadores e falar da experiência de ter representado Taió na Feira Nacional de Matemática, realizada no Acre. O estudo desenvolvido por ele junto a mais um colega e com a orientação da professora Rosane Hackbarth Vuolo foi um dos selecionados no estado para a etapa nacional, o qual ganhou o prêmio Destaque na categoria Séries Finais do Ensino Fundamental.

O estudante tem 15 anos e desenvolveu no ano passado o projeto Barragem Oeste e as Enchentes, o objetivo foi fazer um estudo para demonstrar à população uma forma de amenizar as cheias no município de Taió. Ao usar a tribuna ele agradeceu aos vereadores pela oportunidade e em especial ao vereador licenciado Jaci de Liz, que na época era o coordenador da Defesa Civil Municipal. “Tivemos um ótimo suporte do vereador Jaci, que nos deu todo o suporte que a gente precisava, nos repassou dados para que os cálculos pudessem ser realizados”, lembrou.

Durante a fala ele lembrou a trajetória percorrida e valorizou cada etapa vencida, a primeira foi a feira interna da Escola de Educação Básica Luiz Bertoli, depois foi aprovado na etapa regional que foi realizada na Escola Erna Heidrich, a etapa estadual da Feira de Matemática foi sediada em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, a Feira Nacional foi realizada em maio na cidade de Rio Branco, no Acre, que fica a cerca de 3 mil km de distância de Taió. “Tudo o que aconteceu valeu muito a pena, pude viajar e conhecer novas pessoas, eu andei de avião o que iria demorar um pouco para acontecer, foi tudo muito especial e levar o nome da cidade de Taió nacionalmente foi gratificante”, disse.

O estudante se emocionou e não conteve as lágrimas durante o discurso de agradecimento em que relembrou todo o empenho e dificuldades enfrentadas. “Tivemos percalços, mantive a cabeça erguida, confiante no meu potencial, sempre com a mente focada, em todos os lugares que fui sempre lembrei as minhas origens, que sou taioense”, concluiu.

A professora orientadora do projeto, Rosane Hackbarth Vuolo também fez uso da palavra e reforçou que o incentivo e o reconhecimento do poder público com o resultado alcançado é muito importante e significativo para o resto da vida do estudante. “É um trabalho pedagógico em que se planta a semente e a gente acredita que ela vai frutificar, quanto mais pessoas regarem essa semente, mais sucesso a gente vai ter, quem sabe teremos aí um cientista ou engenheiro”, declarou.

Durante a sessão os vereadores aprovaram a Moção de Aplausos pelo desempenho conquistado, o documento foi entregue ao estudante ao fim dos trabalhos legislativos da noite.