Doação de sangue e medula óssea será evidenciada em Taió

A criação da Semana de Mobilização Municipal da Doação de Sangue e Medula Óssea foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Taió. O Projeto de Lei Ordinária (PLO 017/19) determina que seja realizada uma programação diferenciada sempre na última semana de outubro de cada ano, com divulgação e campanhas de incentivo à doação de sangue e de medula óssea.

A proposta foi aprovada por unanimidade em redação final, na noite desta segunda-feira (04), após já ter passado por outros dois turnos (1ª e 2ª votação).

O projeto prevê que o Município possa criar um banco de dados, através da Secretaria Municipal de Saúde, para o cadastramento dos doadores voluntários e que organize grupos para que se desloquem ao banco de sangue que esteja mais próximo a Taió.

Os doadores regulares poderão ser isentos do pagamento de taxas de inscrições em concursos públicos e/ou processos seletivos realizados pelo Município de Taió. O benefício poderá ser concedido somente para quem realiza doações para órgãos oficiais ou entidades credenciadas pelo poder público. O doador regular é aquele que realiza três doações ao longo do ano.

O autor da proposta, vereador Valdecir João da Cruz ‘Capilé’ (PL), agradeceu aos vereadores pela aprovação unânime e destacou a importância da proposta. “O Hemosc vem tendo dificuldade para conseguir doadores e nós que trabalhamos na saúde, sabemos a dificuldade que é conseguir novos doadores. Tenho certeza que esse projeto será de grande valia e motivador para os doadores”, informou.