Emendas parlamentares são anunciadas em sessão

A sessão da Câmara de Vereadores de Taió nesta segunda-feira (12) foi marcada pela confirmação de algumas emendas parlamentares impositivas que beneficiarão especificamente a área da Saúde. Pelo anúncio feito em tribuna livre serão no total R$ 288 mil em recursos e mais um veículo.

Ao fazer o uso da palavra, o vereador Jair Alberto das Neves ‘Jinho’ (PP) comunicou aos demais vereadores da Casa Legislativa, que recebeu o deputado estadual João Amin em Taió, a visita foi feita pelo parlamentar na semana anterior, no encontro foi confirmada a vinda de R$ 150 mil para o Município.

De acordo com Jinho esses recursos serão utilizados na compra de equipamentos para a instalação de uma sala de parto humanizado no Hospital e Maternidade Dona Lisette. “Esse dinheiro por força de lei virá ainda esse ano, tem que vir nesse exercício, acredito que até junho, antes das eleições, ou se não vai vir posterior, mas ele tem que vir nesse ano”, disse.

Os recursos segundo o vereador devem ser mais que suficientes para a instalação e o aparelhamento da sala de parto humanizado, com base em uma conversa que teve com o diretor do Instituto Vidas, Richard Choseki. “Na época eu conversava com o Richard e ele me falou que com R$ 80 ou R$ 90 mil já se conseguiria fazer uma sala de parto humanizado e o recurso que está vindo para o hospital através da emenda vai dar para fazer se não a melhor, mas uma das melhores salas de parto humanizado. Isso vai trazer mais segurança as gestantes e as crianças que virão e mais tranquilidade as famílias também”, complementou o vereador.

No mesmo embalo de anúncio de confirmação de emendas parlamentares impositivas, o vereador Valdecir João da Cruz ‘Capilé’ (PR), informou que esteve reunido com a chefe de gabinete do deputado Maurício Eskudlark, Jerusa Moser que confirmou R$ 138 mil para a preparação da sala de mamografia do Hospital e Maternidade Dona Lisette. O vereador destacou que como o Município já tem o aparelho de mamografia, a emenda deve permitir mais algumas aquisições. “Eu acredito que esse valor vai realizar a preparação da sala e com certeza vai sobrar mais algum recurso para a compra de macas e camas que o hospital está precisando”, falou.

O vereador informou também que o gabinete do deputado deve irá viabilizar um veículo para a Saúde, que será usado para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). “Tenho certeza que com a vinda desse veículo vai proporcionar mais conforto e segurança para os pacientes que têm que se deslocar para Florianópolis, Joinville, Curitiba, Blumenau ou também a Lages”, observou.