Fiorelo Zanella apresenta novo livro aos vereadores

Mais Imagens

O escritor e historiador Fiorelo Zanella apresentou aos vereadores de Taió o seu mais novo livro. Produzido em parceria com o irmão Otávio Zanella, a obra intitulada Nossa Senhora da Salete a Virgem do Morro Redondo resgata a história religiosa da localidade. O livro destaca a antiga igreja construída em 1945 e que precisou ser substituída por uma estrutura nova.

A antiga igreja ficou erguida por cerca de 10 anos. Com a arquitetura em estilo gótico ela era estreita, possuía três metros e meio por três metros e meio, e 10 metros de altura, sem contar a parte do telhado. Segundo Fiorelo Zanella, a estrutura balançava quando ventava forte no Morro Redondo, o que motivou a demolição. “O Padre Eduardo lá por 1953 estava fazendo o sermão do alto do segundo andar e de lá ele falou ao povo que estava na hora de fazer uma nova igreja porque aquela era muito perigosa, disse que não rezaria mais missa ali com aquele vento que estava chacoalhando toda a igreja”, relatou.

O livro faz parte de uma ação social, a arrecadação com as vendas será revertida na reconstrução da igreja. O local tem se destacado como potencial turístico em Taió. “Estamos doando o livro para que os moradores daquela comunidade possam vender e reconstruir a igreja de material e servir de ponto turístico. Pretendemos fazer um mirante na parte de trás da igreja, para que as pessoas possam apreciar a vista do local”, concluiu.

Outras obras

O escritor Fiorelo Zanella possui mais de 12 livros, entre publicações individuais e feitas em parceria. A primeira obra publicada foi A Paróquia de Taió. Entre outros livros também estão Das Clareiras da Barra do Tayó e o Centenário de Taió em Fatos Fotos 1917 a 2017, este último feito em parceria com o fotógrafo Adelar Hörmann (Bolinha).