Gerente Regional de Infraestrutura usa a tribuna da Câmara

A sessão da Câmara de Vereadores de Taió desta semana foi marcada pela presença do Gerente de Infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Taió, Cleumar Zanella, que fez o uso da tribuna livre para fornecer explicações sobre o andamento de obras realizadas pelo Governo do Estado.

O gerente de infraestrutura fez primeiro um relato da formação em engenharia civil e em desenvolvimento regional e a especialização em gestão de rodovias e infraestrutura, que o qualificaram para ocupar o cargo na ADR desde o início de 2015. Durante o restante dos 10 minutos de tribuna livre que foram disponibilizados na sessão do Legislativo, Zanella trouxe dados gerais e informações sobre serviços em andamento.

O trabalho da Gerência de Infraestrutura abrange os seis municípios que compõem a Regional (Taió, Mirim Doce, Salete, Santa Terezinha, Pouso Redondo e Rio do Campo), são 16 escolas estaduais para realização de obras de manutenção, construção e ampliação e 146 km de rodovias estaduais para conservação,  sendo que 42 km não são pavimentados.

As funções informadas pelo gerente envolvem a realização de projetos, orçamentos, a fiscalização de obras e convênios. Atualmente ele é fiscal de 25 convênios com os municípios da ADR, além disso, presta auxílio à Defesa Civil de Santa Catarina e ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). As competências têm exigido muito mais do que a carga horária normal, que é o período vespertino. “A gente vai o dia inteiro, eu paro a noite porque preciso descansar”, afirmou.

Para atender a todas as essas funções, Zanella explica que tem a ajuda apenas de uma auxiliar, segundo ele há uma deficiência no funcionalismo da gerência e nem mesmo a contratação de mais um profissional resolveria de imediato a lista de serviços que envolvem o setor. “Se houvesse mais um engenheiro civil lá dentro ou arquiteto, possivelmente não atenderia toda a demanda, então imaginem eu sozinho, mas a gente faz o possível”, declarou.

Ao falar das obras em rodovias estaduais que cortam a região, Zanella lembrou que dificuldades financeiras impediram manutenções ao longo de 2015. “Final daquele ano conseguimos fazer algumas manutenções e posteriormente em 2016 começamos a recuperar o ano perdido”, comentou em referência ao trabalho que continua sendo realizado.

Sobre obras em escolas estaduais sediadas em Taió, informou que a reforma na E.E.B Leopoldo Jacobsen, obra que considera a maior desde que assumiu a gerência, deve iniciar nas próximas semanas. Já a quadra esportiva da E.E.B Luiz Bertoli tem previsão de conclusão no período das férias escolares. “Houve impasse na retomada da obra, mas até o final do ano ou final de janeiro devemos entregar se não houver nenhum imprevisto”, estimou.

A vinda de Zanella abriu uma programação que se estenderá pelas próximas sessões ordinárias, em que outros gerentes da ADR de Taió serão ouvidos para repassar informações a respeito do trabalho e funções inerentes aos cargos que ocupam.