Indicação pede reavaliação de procedimentos de radiografia no PA

A reavaliação de procedimentos de triagem e exames de Raios X entrou em pauta na Câmara de Vereadores de Taió. A indicação (nº 044) voltada à Direção do Pronto Atendimento do Hospital e Maternidade Dona Lisette e ao Instituto Vidas foi apresentada pelo vereador Valdecir João da Cruz (Capilé).

O pedido é para que sejam revistos os procedimentos de triagem de pacientes com suspeita de fratura e também quanto à realização de radiografia, principalmente nos casos que chegam entre o fim da manhã e início da tarde.

No documento o vereador comenta do relato de pais que levaram a filha de dois anos para o Pronto Atendimento, com suspeita de fratura no braço. Após respeitar a triagem a família aguardou por 43 minutos até o atendimento médico. Ao serem direcionados para a radiografia pouco depois das 11h30 foram informados que o técnico havia saído para almoço e retornaria às 13h30.

A indicação requer a reavaliação para aperfeiçoar e evitar transtornos em casos semelhantes, ou até mesmo mais graves. “Imaginamos, que qualquer cidadão ao chegar após às 11h30 com dores em algum membro do seu corpo e precisar do atendimento urgente de Raios X terá de aguardar por duas horas até ter um diagnóstico exato para que o médico possa então, cometer o procedimento correto e aliviar o sofrimento daquele paciente”, declarou.