Indicação requer estudos para implantar Casa Lar do Idoso

A implantação de uma Casa Lar, voltada para atender idosos carentes foi apresentada em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Taió. A indicação (nº 036) sugerida pelo vereador Valdecir João da Cruz (Capilé) propõe que as secretarias de Saúde e Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso se unam para desenvolver os estudos de criação da casa de acolhimento para idosos acima dos 65 anos.

O documento sugere que seja considerado todo o trabalho multidisciplinar necessário para a melhoria de condições de vida dos idosos através de ações continuadas como: a introdução de profissionais e estudantes das áreas de saúde como medicina, enfermagem, psicologia e fisioterapia; treinamento de voluntários; visita a instituições já existentes para que ideias sejam implementadas; e a integração em ciclo permanente de atividades que promovam o bem-estar social, como lazer, cultura, esportes adaptados entre outros.

Ao defender a indicação em tribuna o vereador lembrou do aumento da expectativa de vida e a necessidade de oferecer um local digno para idosos em situação menos favorecida. O autor da proposta também destacou a questão financeira e a forma de manutenção da estrutura. “Eu sei que o Município não tem condições de manter com recursos próprios, mas se tiver boa vontade, colocar no papel e correr atrás, o Município pode captar recurso através do Ministério da Cidadania, do Ministério da Saúde e também do Ministério da Assistência Social. Nós mesmos já mostramos que quando quer se faz, olha o valor em dinheiro que todos os partidos trouxeram através das bancadas para Taió”, explicou.