Indicação sugere lista para verba de combate ao coronavírus

Uma indicação sugere destinação para parte dos recursos destinados para o combate ao coronavirus em Taió, que ultrapassam R$ 1 milhão. A sugestão apresentada pelo vereador Jaci de Liz envolve a aquisição de testes rápidos, exames e equipamentos, para frear o contagio do vírus no município.

Segundo o vereador, uma verba assegurada pelo deputado federal Fábio Schiochet (PSL) foi enviada para que o Município de Taió utilize exclusivamente em ações que ajudem a frear o contágio do coronavírus. O valor esperado inicialmente era de R$ 500 mil, mas a quantia destinada foi muito maior. “Mais que dobrou, vindo R$ 1.283.082,00 para o combate à Covid-19” afirmou o vereador.

Entre as sugestões apresentadas através de indicação (nº 035/2020) estão: aparelho de eletrocardiograma para o Pronto Atendimento; monitor cardíaco e cardioversor para o Samu; termômetros a laser e totens de álcool em gel para todos os departamentos públicos, em especial os que envolvem a área da saúde; e medicamentos.

A indicação também sugere que uma parte do recurso seja destinada para aquisição de exames laboratoriais, uma vez que a demanda no setor público está sobrecarregada. “A gente sabe que o Lacen [Laboratório Central de Saúde Pública] está com uma demanda reprimida e a vinda dos resultados acaba demorando. A gente precisa acelerar o diagnóstico, quanto mais cedo identificar, mais cedo o paciente é encaminhado ao tratamento, isso reduz o risco de aumento do contágio”, declarou.