Legislativo participa de assinatura de convênio para a Ponte da Barragem Oeste

O termo de convênio para revitalizar a Ponte da Barragem Oeste, em Taió, foi assinado no início tarde desta sexta-feira (1º), na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Taió. O valor repassado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Defesa Civil, é de R$ 252,7 mil. A contrapartida da prefeitura de Taió será de R$ 20 mil.

A liberação de recursos foi feita depois de pedidos dos poderes Legislativo e Executivo, junto aos representantes do Governo do Estado. Durante o ato de assinatura, o presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Tiago Maestri comentou sobre a necessidade da obra. “Além de servir muito para a população, essa ponte vai virar um ponto turístico. Temos essa felicidade de assinar esse convênio para que ainda nesse ano essa ponte possa voltar a ser utilizada pelo povo taioense”, declarou.

O deputado estadual Milton Hobus, que já foi secretário de Estado de Defesa Civil, foi quem intermediou a liberação para viabilizar a assinatura do convênio. “A parceria está feita, os recursos são descentralizados para ser pago em uma só vez. A gente fica feliz de poder ajudar nessa ação, já que eu tinha assumido enquanto secretário da Defesa Civil, que essa ponte nós iríamos fazer, agora ela vai poder ser feita”, declarou.

Considerada um símbolo histórico do município, a ponte está interditada há cerca de cinco meses. Construída em 1965, ela possui 51,8 metros de comprimento, por 5,20 metros de largura. O projeto de revitalização contempla serviços de limpeza, a substituição do tabuleiro de madeira pela instalação de estrutura metálica e a pintura, sem que ela perca as características originais. “As melhorias vão proporcionar condições de tráfego e segurança aos usuários”, afirmou o secretário executivo da ADR, Jardel Fronza.

De acordo com o prefeito de Taió, Almir Reni Guski o processo licitatório deve ser realizado nos próximos dias, para que a obra inicie o quanto antes. “A obra deve ficar pronta até o fim do ano”, concluiu.