Margem de rio: lei que impede construção pode mudar

A mobilização para permitir que terrenos próximos de rios na região central de Taió possam receber edificações ganhou um reforço importante na sessão da última segunda-feira, dia 29, na Câmara de Vereadores de Taió. Um requerimento do legislativo ao prefeito Almir Guski sugere a união de esforços para alterar a legislação municipal.

Por influência do Código Florestal, desde 2012, o afastamento do leito dos rios para uma edificação passou para 50 metros. Antes, no Plano Diretor Municipal, a metragem era pelo menos três vezes menor: 15 metros.

Percebendo que outros municípios conseguiram reverter a situação, a proposta do vereador Joel Sandro Macoppi, autor do requerimento, é a realização de audiência pública para discutir um novo modelo para Taió e facilitar a liberação de alvarás de construção.

"Diante deste quadro de conflitos diversos, o autor propõe a realização de audiências sobre o assunto, e a formação de um grupo de técnicos e pessoas ligadas ao meio, para revisar o Plano Diretor Municipal, bem como estudar a inserção de metragens mais adequadas a nossa realidade, nas permissões de construção", diz o requerimento aprovado pelos vereadores.