Moção de apelo pede a retomada das cirurgias eletivas em SC

Uma moção de apelo aprovada pela Câmara de Vereadores de Taió pede em regime de urgência o retorno das cirurgias eletivas no estado de Santa Catarina. A medida foi sugerida pelo vereador Aroldo Peicher Junior ‘Peixinho’ (MDB) e foi aceita por todos os vereadores que compõem Legislativo municipal.

O documento endereçado ao Governo do Estado de Santa Catarina e Secretaria Estadual de Saúde, também será remetido ao deputado estadual Jerry Comper. O texto da moção destaca que a retomada das cirurgias eletivas é muito importante e que deve levar em consideração os casos mais urgentes e prioritários.

O vereador autor da moção comenta que a suspensão dos procedimentos eletivos vai aumentar e muito a fila de espera dos pacientes em Santa Catarina. “São muitas e muitas pessoas que estão na fila aguardando os procedimentos que estavam agendados. Você imagina três meses tudo parado o volume que vai ter lá na frente. Daqui a pouco podemos ter mais mortes por falta de procedimentos cirúrgicos do que necessariamente por essa pandemia”, declarou.

A moção reforça ainda a necessidade de aplicação de um protocolo eficaz de proteção tanto para profissionais da saúde, quanto para os pacientes. “Claro que para essa retomada é preciso adotar todos os cuidados necessários nessa época para que os procedimentos possam ser realizados com segurança”, concluiu o vereador.