Moções marcam última sessão de 2019 em Taió

A última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Taió em 2019 foi marcada pela aprovação unânime de duas moções, a primeira em pauta foi para aplaudir uma iniciativa voltada para pais e crianças, a segunda foi para fazer um apelo à Cidasc, para que preste auxílio técnico aos agricultores diante da suspeita de transmissão de raiva.

Guiados Sobre Rodas

O presidente da Câmara, Tiago Maestri requereu a Moção de Aplausos para a professora Sibele Woelfer, pela iniciativa dela na criação do projeto Guiados Sobre Rodas, que leva orientação para crianças. A proposta consiste em conscientizar sobre o uso de equipamentos de proteção individual, como capacete, joelheiras e luvas ao andar de bicicleta. “Uma ideia simples que pode ajudar a diminuir lesões e até mesmo salvar vidas, é uma iniciativa que merece os aplausos do Legislativo”, declarou Maestri em discurso na tribuna.

O Guiados Sobre Rodas é um projeto que surgiu da dor de uma mãe e marca a superação de um momento muito difícil, Sibele teve a perda de um filho há seis anos, em virtude de um acidente enquanto ele andava de bicicleta.

Cidasc

A segunda moção aprovada foi sugerida pelo vereador Jair Alberto das Neves ‘Jinho’ em que faz um apelo à Cidasc, para que verifique a transmissão de raiva em animais e monitore a presença de morcegos hematófagos no distrito de Passo Manso, nas localidades de Corisco, Laranjeiras, Espigão e Fazenda São Jacó.

A preocupação tomou evidência com o surgimento de um cavalo morto, com sintomas de raiva e com marcas suspeitas de terem sido provocadas por morcegos. Produtores rurais estão preocupados e buscam pelo serviço técnico da Cidasc. Jinho lembrou que na década de 1990 famílias daquelas localidades perderam muitos animais contaminados por raiva. “Se um animal já veio a falecer em função disso, podemos ter mais casos no futuro, precisamos ter cautela e o comprometimento do Estado para que tome as devidas providências” declarou o vereador.