Poderes municipais debatem crédito habitacional em Taió

Representantes do Poder Legislativo de Taió se reuniram nesta terça-feira (30), com o gerente da agência da Caixa Econômica Federal, Heron Roberto Santos, realizada no gabinete do prefeito. O encontro atendeu ao requerimento aprovado na Câmara para conhecer linhas de crédito habitacional e as taxas atuais de mercado.

Duas linhas de crédito habitacional foram apresentadas, a primeira que trata do Programa Casa Verde Amarela, que financia 80% de imóveis no valor de até R$ 140 mil, com prazo de até 360 meses para quitação.  Os juros para essa modalidade variam de 6,5% até 7,5% ao ano, índices que estão abaixo da inflação. A outra linha apresentada foi o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), cuja taxa tem sido em média de 8% ao ano, também abaixo da inflação, com parcelamento em até 420 vezes.

“O que a gente tem percebido é que o mercado tem se mantido aquecido, aqui na agência de Taió temos toda a estrutura para atender as pessoas interessadas nas linhas disponíveis”, destacou o gerente da Caixa.

Participaram da reunião, os vereadores Edésio Fillagranna, Maria Stringari,  Aroldo Peicher Júnior (Peixinho), Clarice Fonseca Longen e Flávio Molinari, juntamente ao prefeito Horst Alexandre Purnhagen, que destacou o déficit habitacional no Município, como um entrave para o desenvolvimento.

“Nosso limitador de crescimento esta aí, Taió não cresce mais por falta de casas para que as pessoas que vem em busca de emprego, possam morar”, declarou o prefeito.

O Município já estuda soluções junto à Secretaria de Planejamento para tratar do déficit habitacional.