Projetos nomeiam quatro ruas de Taió

Por projeto de lei de iniciativa do legislativo, os vereadores de Taió devem nomear mais quatro ruas do município. As iniciativas beneficiam o bairro Padre Eduardo e foram aprovadas por unanimidade em primeira votação na sessão da última segunda-feira, dia 24, aguardando nova votação na primeira sessão de julho.

Entre os homenageados está a família de Lidia Maria Ronchi, que se estabeleceu em Taió aos 7 anos e faleceu aos 81 anos em junho do ano passado. Foi moradora dos bairros Ribeirão da Vargem I e Seminário, e conhecida por sua atuação voluntária em prol da comunidade.

Dois taioenses falecidos muito jovens também darão nome a ruas. São Reginaldo Regis da Silva e Roni Friese. O primeiro faleceu aos 18 anos, em 2013, e era filho de Laudecir Regis da Silva e Lenia Viviani Regis da Silva. Já Roni Friese faleceu em 2011 com 29 anos. "Tinha um coração que não cabia dentro do peito, muito bondoso, batalhador, adorava pescar, praticava muitos esportes", descreve a justificativa.

O beco Gracilena Vicente, por sua vez, é uma homenagem a uma taioense nascida em 1948 e de família estabelecida no distrito de Passo Manso. Teve quatro filhos e, entre outros empregos, trabalhou na prefeitura de Taió. Residiu na Barra do Lobo até o seu falecimento, em abril de 2016, aos 67 anos.

Para garantir a identificação das ruas, a Câmara de Vereadores de Taió também prepara um levantamento dos últimos nomes aprovados para encaminhar ao Executivo.

Moção de pesar será apresentada

O falecimento do empresário João Tonett, proprietário de uma Auto Escola, foi lembrado com tristeza pelos vereadores no uso da tribuna. Por unanimidade, o legislativo decidiu elaborar uma moção de pesar à família, que será apresentada e assinada pelos edis na próxima segunda-feira. Tonett tinha 60 anos. Foi velado e sepultado no dia da sessão.

"Era uma pessoa muito bondosa. O João Tonett tinha uma preocupação especial com a nossa cidade, sempre disposto a ajudar a todos. Com certeza é uma grande perda para Taió e região", lamentou o presidente Tiago Maestri.