Resumo da tribuna livre em 20/06

Na sessão da última segunda-feira, 20/06 sete vereadores fizeram uso da Tribuna Livre. Três projetos deram entrada na casa, dois que pedem Anulação e Suplementação orçamentárias na ordem de R$ 633.000,00. O outro dispõe sobre alienação de bens públicos e autorizar o leilão de bens móveis e imóveis do município. Foram aprovados nove Pedidos de Providências e três Requerimentos, todos por unanimidade. Dois projetos continuam nas comissões permanentes para análise dos parlamentares.

O vereador Horst Alexandre Punrnhagen, parabenizou a administração pela realização do Campeonato Municipal de Bocha, além de destacar a importância deste evento. “Muita gente prestigiou a final, que ocorreu na Canha do Jacaré em Ribeirão do Salto, famílias, crianças. É um evento muito importante para as comunidades do interior do município, levando diversão e agregando as famílias”. Ele também solicitou melhorias na estrada e bueiros na localidade de Ribeirão Pequeno e Ribeirão do Ouro.

O vereador Joel Macoppi fez um comparativo dos convênios da Agência de Desenvolvimento Regional (antiga SDR), com os seis munícios. Ele constatou com base nas informações do Portal de Transparência que desde 2009, o município de Pouso Redondo é o que mais recebeu dinheiro do governo do estado. “Só em 2015, quando o secretário regional foi de Taió, o nosso município recebeu mais, somados os anos, Pouso Redondo recebeu mais de 11 milhões em convênios e Taió não chegou a 4 milhões”.

A vereadora Maria Clarice Gomes Matteucci defendeu a proposta da emenda modificativa a lei que criou o Conselho de Desenvolvimento Local de Taió (CODE). Clarice voltou a falar sobre a reforma do asfalto na rua Otto Hosang, ela pediu que a prefeitura notifique a empreiteira que realizou a obra da galeria e não fez o conserto do asfalto. Ela também falou sobre a necessidade de limpeza e melhorias ao longo da rua Padre Eduardo.

A vereadora Marlete Hang Sandri destacou a importância da obra de saneamento na rua João Carvalho no Bairro do seminário. “Foi destinado R$ 65 mil do orçamento da Câmara para a compra de tubos e a conclusão da obra, e que bom que está quase concluída, depois de vários pedidos e promessas”. Ela também reiterou o pedido de melhorias nas ruas da localidade de Barra dos Lobos.

A vereadora Marliza Martis falou da importância da obra de revitalização da rua Coronel Feddersen que se iniciou com a troca da tubulação de agua da Casan. “As pessoas devem ter paciência, é uma obra necessária, sei que é um transtorno, mas depois de concluída a obra, odos vão ficar satisfeitos e a cidade vai ficar mais bonita”.  Ela também agradeceu as pessoas que contribuíram com o pedágio da APAE, que arrecadou R$ 13795, 51.

O vereador e preside te da Câmara, Valmor Zanghelini disse que tem interesse quem aprovar o quanto antes a alteração do projeto que cria o fundo para o CODE. Ele disse que os vereadores estão acompanhando as obras em curso no município e reiterou os pedidos de providência de sua autoria. Elogiou o trabalho de conclusão da colocação de tubos na rua João Carvalho e que o solicitou o patrolamento da rua em toda sua extensão.

O vereador Arno Xavier agradeceu o apoio de todos os vereadores doa poio ao requerimento eu que pede informações referentes as Agentes de Saúde Comunitário do Município. Ele solicitou a relação dos servidores que estão atuando no momento, os locais ou regiões de atuação do agente de saúde comunitária e a remuneração atual do agente de saúde.