Sessão é marcada por trabalhos da Feira de Matemática

Mais Imagens

Estudantes da Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich apresentaram aos vereadores os trabalhos classificados para a etapa estadual da Feira de Matemática. Os alunos se revezaram na tribuna livre da Câmara durante a sessão desta segunda-feira (10) para fazer a explanação de três trabalhos.

Os cálculos e formas foram utilizados para resolver questões que tornam a própria escola mais sustentável e também para que o modelo de aprendizado de matéria delicada fique mais atrativo no processo de ensino e aprendizagem.

O primeiro trabalho a ser explicado foi ‘Jogando e Aprendendo Função Quadrática’ apresentado pelos alunos João Vitor Carlini e Julio Cesar de Campos. Os estudantes ressaltaram que o projeto trata de um método que torna o aprendizado mais dinâmico e interessante sobre a matéria específica. “A gente percebia que os alunos encontravam muita dificuldade na matéria, especialmente Função Quadrática, pensamos que os jogos poderiam servir de alternativa para ajudar”, disse João Vitor Carlini.

O segundo trabalho acompanhado pelos vereadores foi o ‘Estudo Matemático da Viabilização de Implantação de Um Sistema de Coleta da Água da Chuva na Escola’ que foi explanado pelos alunos Alexandre Jocy Ventura e Cristian Luiz Ramos. Segundo os estudantes a proposta foi estudar a viabilidade de implantação de uma cisterna para captação de água na chuva na própria unidade escolar. De acordo com os alunos o investimento de cerca de R$ 3,6 mil se pagaria em quatro meses. “Em um mês a média paga com a fatura de água é de R$ 2.161,68. Com a cisterna esse valor iria baixar para R$ 942,58. Em um ano a economia seria de R$ 11.310,00”, disse Cristian Luiz Ramos.

O terceiro trabalho a ser explanado foi ‘Um Estudo
Matemático da Viabilidade de Implantação de Um Sistema Fotovoltaico na Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich’, que foi desenvolvido pelos alunos Breno Cauan Seiler e Leonardo Vinicius Busarello Adami, os alunos avaliaram o consumo e o gasto com energia na escola no período de um ano. Depois de muitos cálculos os estudantes concluíram que seria necessária a instalação de 184 módulos solares, um investimento de cerca de R$ 230 mil. “No quinto ano em média a nossa escola conseguiria pagar todo o investimento das placas solares e em 10 anos teria o dobro do retorno do investimento” explicou Breno Cauan Seiler.

A fase estadual da Feira de Matemática será realizada em Massaranduba entre os dias 24,25 e 26 de outubro.