Vereador pede explicações sobre programa de próteses dentárias

O vereador Joel Sandro Macoppi, encaminhou um Requerimento solicitando informações sobre o Programa Brasil Sorridente em Taió. O vereador justificou que algumas pessoas vieram ao seu encontro reclamaram da demora de atendimento e continuação do tratamento. Segundo o vereador, a diretora do departamento odontológico, Sirlene Duemes, havia anunciado em janeiro de 2015, que o município de Taió iria receber próteses dentárias, pois havia feito sua inscrição já em 2013, e no final de 2014, recebeu resposta confirmando a adesão ao programa do Ministério da Saúde.

Naquela data, havia mais de 60 pacientes que tinham passado por avaliação, que não podiam pagar particular e então, receberiam as próteses gratuitamente. Mas passados um ano e meio depois, os pacientes relataram que tiveram seus dentes extraídos e continuam aguardando as próteses dentárias prometidas.

Macoppi também citou uma reportagem onde o secretário Geziel Balcker confirmou que atualmente são 90 pessoas na espera e o repasse acumulado chegou a 130 mil reais, reconhecendo uma falha na condução do programa, pela extração dentária ter ocorrido antes das definições necessárias. Por isso ele pede para que a administração forneça a listagem com as 90 pessoas que serão atendidas e a forma de execução e planejamento de atendimento destas pessoas.

Pede ainda, a que seja enviado cópia do convênio, credenciamento e documentos comprobatórios do programa anunciado e os relatórios com a remessa dos recursos financeiros e sua recepção pelo município de Taió. Por fim, o Requerimento solicita a listagem com os profissionais da área odontológica que estão envolvidos, suas credenciais e locais de atendimento, constando o início de sua admissão no município.