Vereador propõe que empresas forneçam o preço do litro de leite

A falta de parâmetros ou de índices divulgados no preço pago no litro do leite in natura levou o vereador Valdecir João da Cruz ‘Capilé’ (PL) a apresentar uma indicação (Nº 019/2020) ao Governo Municipal. O documento pede ao Executivo que determine estudos da Secretaria de Agricultura para que estabeleça normas junto as empresas para que se criem normas para divulgar o preço que será pago por cada litro de leite, no mês seguinte.

A indicação sugere que as usinas de beneficiamento, indústrias de laticínios e cooperativas informem o valor no dia 25 de cada mês. A medida vai permitir que os produtores possam se organizar melhor financeiramente. “O produtor vende o leite e só vai saber quanto receberá por cada litro vendido, 30 ou 40 dias depois, se ele souber com antecedência vai poder se organizar para, por exemplo, reduzir custos na propriedade”, esclareceu o vereador.

Requerimento

O vereador também apresentou requerimento, em que pede informações a respeito do caminhão de coleta de lixo adquirido pelo Município no ano passado e que até o momento não foi utilizado. “Pessoas me questionaram que até agora esse caminhão não teve utilidade, precisamos ter conhecimento se a coleta vai ser municipalizada ou não. Também me chegou à informação de que o veículo está no pátio da Secretaria de Obras e sem o pneu estepe, então que essas informações sejam esclarecidas”, concluiu.