Vereador quer lista pública no serviço de terraplanagem

Uma indicação feita pelo vereador Jaci de Liz sugere que a Secretaria Municipal de Agricultura em Taió torne pública a lista de espera pelo serviço de terraplanagem oferecido gratuitamente desde 2017. A medida seria similar ao de atendimentos e exames na saúde, para dar transparência nos serviços realizados e para que os agricultores possam se programar melhor.

A demanda pelo serviço tem aumentado, desde 2017 quando a Câmara de Vereadores aprovou lei que permitiu a realização da terraplanagem, sem custos, para o agricultor, desde que seja comprovado uso para produção agrícola, na propriedade rural.

Uma das atividades que mais tem sido beneficiada com a medida é a suinocultura. A regulamentação da terraplanagem fornecida pelo Município permitiu a ampliação das criações, sendo que o serviço é indispensável para a construção de novas granjas, em virtude da característica dos solos das propriedades.

De acordo com o vereador a medida tem objetivo de trazer transparência e evitar dúvidas a respeito das propriedades em que os serviços são realizados.  “Fui questionado por agricultores sobre a demora no atendimento do serviço, enquanto outras pessoas são atendidas com agilidade. Com a lista sendo visível a todos, o agricultor vai saber a exata posição que ele está na fila de espera e também vai ter uma previsão mais aproximada de quando será contemplado”, destacou o vereador.

Moção de aplausos

O vereador também sugeriu moção de aplausos que foi aprovada por todos os demais vereadores, em homenagem a todos os profissionais da secretaria municipal de saúde, pelo empenho e a dedicação no combate ao coronavírus (Covid-19). O trabalho desempenhado por todos os servidores tem ajudado no controle da pandemia em Taió e evitado a proliferação do vírus.