Vereador sugere criação de Conselho de Segurança Pública

A frequência de crimes de arrombamentos seguidos de furtos em propriedades rurais localizadas no Distrito de Passo Manso tem preocupado moradores das localidades que compõem o distrito. O vereador Joel Sandro Macoppi (PP) apresentou uma indicação (Nº 021/2020), a qual sugere ao Governo Municipal, que realize estudos junto aos órgãos competentes, para que se crie um Conselho de Segurança Pública para a localidade.

O vereador comenta que a incidência de crimes tem tirado o sossego e a sensação de segurança dos moradores tanto de Passo Manso, quanto das localidades vizinhas ao Distrito. “Tivemos dez propriedades arrombadas e até agora não se chegou a um suspeito. Teve uma propriedade lá que foi arrombada três vezes”, disse.

Além da incidência, a preocupação também envolve a migração dos crimes para outras modalidades, como o latrocínio, que é o roubo seguido de morte em possíveis confrontos com moradores e agricultores. “O meliante entra em uma, duas, ou três casas e chega uma hora que pode ser surpreendido pelo morador e aí a gente não sabe o que pode acontecer, mas sabemos que podemos ter aí risco a vida dessas famílias”, acrescentou.

O documento apresentado pelo vereador reforça que o envolvimento das entidades de segurança pública do Município e da sociedade civil para debater, analisar e planejar soluções para reduzir e evitar a incidência dos crimes é fundamental. “A ideia desse conselho é que a gente possa envolver o máximo de autoridades possível, representantes do Ministério Público, das polícias Civil e Militar enfim, que seja montado um grupo bem misto, para buscar soluções”, concluiu.