Vereadores aprovam criação de auxiliar de turma

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou o projeto que cria o cargo de Profissional de Serviço e Apoio Escolar, para auxiliar em atividades educativas, recreativas e de cuidado junto aos estudantes matriculados nas turmas regulares de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O projeto de lei aprovado em sessão extraordinária prevê a criação de 25 cargos, sendo 15 para a carga horária de 30h semanais e mais 10 para 20h semanais de trabalho. Os profissionais vão estar sob a coordenação do professor regente da turma.

O auxiliar de turma não substitui o segundo professor, no caso de haver criança com necessidade especial intelectual, que exija a contratação de profissional específico para o acompanhamento.

Entres as atribuições dos auxiliares estão: Atender crianças e adolescentes, auxiliando-os em atividades socioeducativas e nas necessidades diárias, cuidando de sua higiene, repouso e alimentação, para garantir o bem-estar e o desenvolvimento sadio.

Os auxiliares serão os responsáveis por receber crianças e adolescentes, cuidar da higiene, escovação, executar banho quando necessário, vestindo e orientando para hábitos de limpeza pessoal. Auxiliar nas refeições. Ministrar medicamentos, preparando as doses indicadas, controlando os horários de acordo com a orientação médica. Controlar o repouso, preparando-lhes a cama e ou demais espaços adequados a esta finalidade. Ajudar na troca da roupa e/ou fraldas. Zelar pela saúde e bem-estar das mesmas. Participar de reuniões quando solicitado. Auxiliar, sob a orientação do professor, na realização de atividades de rotina e em atividades socioeducativas. Acompanhar e cuidar dos alunos do Pré II (5 anos), durante o transporte escolar em roteiro estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação

As vagas serão ocupadas por pessoas com diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio, aprovadas em processo seletivo de habilidades e psicológico.