Vereadores de despedem na última sessão

A última sessão ordinária de 2016 e da atual legislatura foi mercada por despedidas. Dos nove vereadores, dois dos seis que disputaram a reeleição vão continuar no parlamento municipal até 2020. Joel Macoppi pelo PP e Klaus Dieter Diel pelo PMDB e o vereador Horst Alexandre se elegeu vice-prefeito. Além da sessão normal, os vereadores realizaram uma sessão extraordinária sem seguida para limpar a pauta do ano e da atual legislatura.

O vereador Arno Xavier do PSD, agradeceu os servidores da Câmara pelo atendimento nos últimos quatro anos. “Cada dia que a gente se reunia foi importante, aqui dentro, podemos perceber a diferença e entender as leis de maneira diferente. Tentamos trabalhar por uma cidade melhor”, Arno elogiou o trabalho de pavimentação de ruas, e que a próxima administração possa concluir esse bom trabalho. “Finalizo, agradecendo o apoio de eleitores e da população, vou continuar trabalhando pelo munícipio, agora como servidor efetivo, porque queremos um Taió melhor”, finalizou Arno.

 

O vereador Horst Alexandre Purnhagen (PMDB), agradeceu e parabenizou a administração pela homenagem ao pai, e ex-prefeito Horst Gerard Purnhagen que será nome do portal turístico de Taió. Agradeceu pelo período que foi vereador na casa, e “sem distinção nenhuma, mas todos os vereadores tiveram sua importância na gestão e na administração. Por vezes um vereador de oposição aponta erros ou falhas na administração, que o governo deve ser fiscalizado para que esse s erros não se repitam é de suma importante a oposição responsável. Espero que no ano que vem, quando estiver na prefeitura, que se levante uma eventual falha do nosso governo, a nossa vontade é de fazer tudo certo”,

Horst disse que o objetivo será acertar e que nesses últimos anos, o munícipio evoluiu, apesar de algumas falhas e três grandes enchentes. Ele agradeceu o trabalho de cada funcionário, da mesa diretora, colegas vereadores. “Cada um de sua forma, inclusive suplentes, deixou um ensinamento e se esforçaram para fazer um bom trabalho. Quero encerar desejando muito sucesso aos que estão entrando e uma bençoado natal e feliz ano novo”.

A vereadora Marliza Martins do PSDB, também agradeceu o empenho de todos.  “A primeira pergunta que eu fiz foi valeu a pena?, e hoje percebo que valou sim. Desde o primeiro dia que cheguei a esta casa, senti a importância e a fragilidade, pois eu tinha pouquíssimo tempo e muita cosia à fazer. O mandato precisa ser propositivo, assim como todos os taioenses eu esperava uma Câmara atuante e que trouxesse resultados”. Ela agradeceu todos os parlamentares, por ensinar a ser uma pessoa melhor, seguir alguns exemplos e destacou a importância do povo taioense, que é pujante e empreendedor.

A vereadora Iara Mariza Bonin do PSD, iniciou o último discurso dizendo que a história é que vai ser contada, da maneira que deve ser. “Finalizo essa legislatura depois de 16 anos de participação efetiva na política.

Isso vai estar na história, nosso, erros, nossas lutas a nossa forma de ser de gerir. Tive a oportunidade de assumir a casa de leis como suplente, assumir a direção na Secretaria de Agricultura, por quatro anos consecutivos na presidência da câmara de vereadores, presidente da Ucavi, e Uvesc”. Iara destacou a importância do aprimoramento dos parlamentares, e elogiou os presidentes que colaboraram com essa qualificação. “A fiscalização só acontece com vereadores preparados, e o conhecimento é essencial, precisamos nos qualificar para cumprir melhor o nosso papel”.

Iara destacou que a maior falha da atual administração foi não ouvir os vereadores e a própria população. “Acredito que Almir e Alexandre vão fazer diferente”. Concluiu, lembrando-se da importância e do apoio da família, que foi essencial para poder representa o povo que confiou em seu nome nesse tempo.  Ela também se despediu da diretoria da Ucavi, onde esteve por 10 anos consecutivos. 

A vereadora Maria Clarice Gomes Matteucci, do PSDB destacou que gostou muito de poder estar na Câmara por duas legislaturas. “Tive oportunidades que marcaram a minha vida. Participei com vontade, responsabilidade, quem está na política recebe muitas criticas, mas também elogios e atenção daquelas pessoas que entendem nosso trabalho. Ela lembrou que o trabalho do legislador de fazer leis, mas que existem muitas leis e que estas devem ser cumpridas. “Espero que no próximo mandato os vereadores tenham a responsabilidade de fazer cumprir as inúmeras leis que já existem”. Clarice agradeceu o empenho de todos. 

O vereador Klaus Dieter Diel, do PMDB destacou a importância das entidades como ACIAT e CDL que vem acompanhando as sessões durante os últimos anos. Ele disse que durante o mandato todos aprendem muito. “Todos que estão aqui, sendo de oposição ou situação, tem um intuito único, de colaborar com o crescimento do munícipio de Taió. Eu mesmo sendo governo critiquei a administração em alguns momentos e também elogiou quando necessário”.

 Klaus também citou que cada pessoa tem um jeito de administrar, e que é indiscutível que varias obras estão acontecendo no munícipio, que está crescendo. Destacou as obras de revitalização da Rua Coronel Feddersen, o portal turístico, os eventos natalinos e o relógio. “Quero parabenizar a atual administração, pela grande parceria com os moradores no programa de pavimentação”.

 O vereador Joel Sandro Macoppi, do PP, também destacou o privilégio de poder estar em três legislaturas, contando com a próxima.  “Pra mim foi um grande aprendizado e que cada um deixou um ensinamento muito grande. Poder participar dessa legislatura e da próxima. Cada um que teve passagem por essa casa deixou um ensinamento muito grande. Foi um período muito especial”.

  A vereadora Marlete Hang Sandri, do PSD, disse em seu último discurso: “Quero agradecer o povo Taioense que confiou no meu trabalho e também pela oportunidade que tive de aprender e aprimorar meus conhecimentos nessa casa”. Ela agradeceu os funcionários pelo auxilio quando precisou. “

Foram quatro anos de muito trabalho, conhecimento e busca de recurso para o munícipio. Aprovação de projetos, obras realizadas. Deixo essa casa com a sensação de missão e dever cumprido. Tenho a convicção de ter lutado pelo nosso município, e ter ajudado cada cidadão e sempre querer o bem para esta cidade, durante todo o meu mandato”. Por fim, disse que procurou ser canal, um elo entre o povo e câmara municipal de Taió e desejou sucesso para os próximos vereadores que possam realizar um ótimo trabalho na próxima legislatura. 

O vereador Valmor Zanghelini, do PSD, finalizou o mandato agradecendo o empenho de todos os vereadores que o fizeram presidente, e que cada pessoa tem uma maneira de pensar e agir. Ele analisou que talvez, os investimentos no centro da cidade, poderiam estar sendo aplicados nas ruas do interior.

“Valeu a apena o aprendizado, agradecer minha família pela paciência e por ter me apoiado nesses quatro anos. Agradecer a população que confiou no meu trabalho e deram a oportunidade de poder ser suplente na próxima legislatura”. Valmor desejou sucesso aos vereadores e eleitos e ao prefeito Almir e Alexandre. “Tivemos algumas divergências, mas foi muito a mis acertos, tenho consciência que saio com a sensação do dever cumprido”.