Vereadores pedem a liberação de 200 habitações

O vereador Valmor Zanghelini (PSD), participou na  quarta-feira, [07/12], de uma audiência pública para tratar sobre o Programa Nacional de Habitação Rural. O evento aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaesc), em São José. A audiência foi motivada pela reivindicação de setores da Fetaesc, por meio das lideranças sindicais dos agricultores familiares do Grande Oeste, Planalto Norte, região serrana e Alto Vale do Itajaí.

Participam do evento, a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, Agricultores, lideranças e sindicalistas. “Fomos reivindicar a retomada do Programa Nacional de Habitação Rural e a liberação de recursos. Só em Taió, cerca de 200 projetos estão aguardando a liberação desses recursos há mais de dois anos”, disse Valmor.

No final do mês de novembro, Zanghelini, acompanhado do vereador Arno Xavier (PSD), particionou da marcha dos vereadores em Brasília, e esteve no gabinete do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB) e do deputado João Rodrigues (PSD). “O principal objetivo da ida á capital federal, foi solicitar aos parlamentares, apoio na retomada do programa de habitação rural. Peninha relatou que em audiência com o Ministro das Cidades, Bruno Araújo, ele nos garantiu que os recursos serão liberados no inicio do ano que vem”, disse o vereador.

Em Santa Catarina, mais de dois mil projetos estão prontos para contratação imediata dos agentes financeiros. Segundo a Fetaesc, há uma demanda de mais quatro mil pedidos que ainda não foram protocolados por falta dos recursos. Criado pelo Governo Federal em 2009, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), tem sido uma importante política pública para manter as famílias no campo. “Só no município de Taió, cerca de seis milhões de reais devem ser injetados se estes projetos forem liberados, isso vai ajudar a fomentar a economia local”, avaliou Valmor.

Como funciona o Programa Nacional de Habitação Rural

O Programa Nacional de Habitação Rural é dividido em grupos. No Grupo 1 ou G1 podem ser contratadas unidades novas e reformas. Para novas casas o valor disponível é de R$ 28.500,00 e para reformas é de R$ 17.200,00. O mutuário paga apenas 4% do valor total em quatro parcelas anuais sem multas ou qualquer correção monetária. O restante é subsidiado pelo governo federal.