Vereadores pedem soluções à ADR

O secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió, Jardel Fronza utilizou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Taió, na última segunda-feira, 13/06. Na ocasião, Fronza relatou os investimentos do Governo do Estado de Santa Catarina nos seis municípios de abrangência da ADR. Ele anunciou que está percorrendo as Câmaras dos outros munícios, para ouvir as demandas e relatar a situação da ADR (Antiga SDR)  que passou por um processo de restruturação.

“A gente esta fazendo alguns ajustes para fazer economia devido a crise, mas o governo do estado tem priorizado investimentos em nossa região”. Ele destacou os investimentos que estão em curso, nas rodovias e estradas estaduais que cortam o município e Taió. Como a situação da rodovia SC-114, entre Taió e Salete, que estará entrando no programa de recuperação do BID 6. Destacou a importante obra da ponte na rodovia SC 350 entre Passo Manso e Santa Cecília, e a conservação da estrada que está em andamento.

Fronza falou da obra de reforma completa na Escola de Educação Básica Leopoldo Jacobsen, no bairro do Seminário, no valor de em torno de cinco milhões de reais. Também destacou a construção de uma nova quadra coberta na Escola de Educação Básica Luiz Bertoli no valor próximo de 3 milhões de reais, quando finalizada.  O secretário confirmou o repasse de recursos na ordem de um milhão e quinhentos mil reais para o Hospital e Maternidade Dona Lisette. Fronza também respondeu as perguntas e dúvidas dos vereadores em relação as obras de recuperação da SC-350, em Ribeirão Pinheiro, que ainda não foi concluída.

Aproveitando a presença do Secretário Executivo, os vereadores aprovaram por unanimidade três indicações de autoria do vereador Klaus Dieter Diel. Uma que solicita empenho para buscar recursos destinados para as ampliações e reformas da Escola de Educação Básica Leopoldo Jacobsen. Outra indicação aprovada foi o pedido para colocação de redutores de velocidades na rodovia Bruno Heinrich (SC-114), nas proximidades Fórum da Comarca e da Área Industrial.

"A intensa movimentação de veículo por estes locais, a implantação de redutores de velocidades, reduzirão os índices de acidentes, trazendo maior segurança nos principais cruzamentos da rodovia Estadual que atravessa parte do perímetro urbano de Taió”, diz a justificativa. Outra indicação pede melhorias urgentes na mesma rodovia, no trecho entre Taió e Salete. Essa rodovia sofreu grandes danos, que teve como principais fatores: o climático, com longos períodos de chuvas e enchentes, e o tempo de sua construção, que acarretou na fragilização da base e da camada asfáltica, formando esferas, rachaduras e deslizamentos parcial da rodovia.