Assistência Social de Taió apresenta ações desenvolvidas em 2025
Secretário utilizou a tribuna da Câmara para explanar os atendimentos prestados às pessoas em situação de vulnerabilidade
A rodada de secretarias municipais na tribuna livre, promovida pela da Câmara de Vereadores de Taió, contou nesta semana com o secretário municipal de Assistência Social, William Henrique Noriller. Durante a fala na 27ª sessão ordinária, Noriller apresentou aos vereadores os números de atendimentos prestados pelos programas e estruturas que englobam a Secretaria.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que é a chamada porta de entrada da Assistência Social, já realizou 901 atendimentos em 2025, o serviço tem sido o suporte de 91 famílias. “As pessoas nos procuram, informam e o CRAS vai verificar se tem algum direito violado, ou se a família passa por alguma situação de vulnerabilidade”, explicou o secretário.
O Serviço de Proteção Social Especial (PSE), que é a média complexidade da Assistência Social, promoveu, realizou 847 atendimentos individuais e mais 101 atendimentos aos grupos, de homens, mulheres e crianças. “Neste ano nós também já fizemos a concessão de 326 benefícios que são eventuais para as famílias que precisam”, destacou.
Abrigos institucionais
O município hoje possui abrigo institucional, com capacidade para até 20 crianças e/ou adolescentes. A estrutura funciona em duas casas alugadas. O novo abrigo já inaugurado aguarda adequações para poder ser utilizado, como a construção de muros e a mobília. “É um valor em média de R$ 400 mil, estamos lutando atrás de recursos, não só do Município, mas também de emendas parlamentares, até faço pedido aos vereadores que solicitem aos deputados e senadores, para que possamos dar mais qualidade as crianças”, declarou Noriller.
Quanto ao abrigo para idosos, o Município não possui estrutura própria e adota o sistema de contratação de vagas. “Como não temos abrigo para idosos, alugamos vagas em abrigos de outras cidades, como Braço do Trombudo, Ituporanga, Blumenau. Hoje isso representa um valor de R$ 26.915,00 por mês”, informou.