Câmara aprova criação de 50 vagas de professor

Medida busca ampliar quadro efetivo de professores e reduzir a contratação de ACTs

Câmara aprova criação de 50 vagas de professor

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou proposta que cria 50 vagas para o cargo de professor efetivo da rede pública municipal em Taió. O projeto de lei complementar (PLC 002/2026) encaminhado pelo Executivo em regime de urgência foi apreciado em duas votações em sessões ordinária e extraordinária, respectivamente, realizadas na segunda-feira (19).

Pelo texto da proposta, todas as 50 vagas são para professor nível 2, com carga horária de 40 horas semanais. Na justificativa da proposta o Executivo esclareceu a necessidade em virtude da alta demanda “A proposta visa, ainda, reduzir de forma gradual e responsável a dependência das contratações temporárias (ACTs)”, destaca o documento.

O vereador Marcelo Gramkow aproveitou a presença da secretária de Educação, Oladia Karla da Silva para confirmar que uma parte poderá ser destinada à contratação da educação especial. “Sabemos que um aluno que necessita do professor da educação especial, ele precisa de um atendimento muito maior, então peço a secretária e equipe, que dê uma atenção a esses alunos, que seja prioridade na chamada”.

O vereador Acelino Zanghelini Júnior, destacou que o projeto possui vários motivos positivos para a aprovação. “Vai sempre precisar de mais, mas já é um bom passo. É investimento para as nossas crianças. É qualidade de ensino e diminuição da burocracia da Secretaria e para o RH e dá direito aos professores, que também contribuem com o Taioprev”, observou.

A rede pública municipal conta com 2.450 alunos matriculados, sendo 1.100 na Educação Infantil e 1.350 no Ensino Fundamental. “A gente capacita os professores em sala de aula, como ACTs ao fim do ano ou do contrato eles precisam ser demitidos. Com essas vagas não vamos ter a perda do capital intelectual”, concluiu o presidente Jaci de Liz.