Câmara de Taió faz Moção de Apelo contra a importação de tilápias

Mais Imagens

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou Moção de Apelo (nº 081/2023) direcionada ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), para que se manifestem contra a importação de tilápia. A moção sugerida por todos os vereadores foi pautada durante a 40ª sessão ordinária de 2023, realizada nesta segunda-feira (23).

O documento solicita que tanto o Executivo, quanto o Legislativo estadual se manifestem contrários a importação de tilápia vinda do Vietnã e de outros países. A justificativa é que a importação tem comprometido a produção local e desestimulado a piscicultura na agricultura familiar. “Os pequenos produtores seriam prejudicados pela concorrência desleal de produtos importados, o que poderia comprometer sua renda e sustentabilidade”, destaca o documento.

A Moção ainda apresenta dados de associações de piscicultores de vários estados brasileiros, inclusive a Associação Catarinense de Aquicultura (ACAq). As informações destacam que a produção de tilápia cresce em média 5% ao ano no Brasil, 98% das unidades produtivas estão em propriedades de pequeno porte, que geram cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos e representam faturamento anual de cerca de R$ 500 milhões.