Câmara de Taió repassa mais de Meio Milhão de reais para a Prefeitura

A Câmara de Vereadores de Taió repassou nesta terça-feira (26), R$ 560 mil para a Prefeitura. O recurso é fruto da economia do duodécimo, que é o recurso que o Poder Legislativo recebe mensalmente do Município. A entrega foi oficializada em uma reunião no gabinete do prefeito Horst Alexandre Purnhagen, em que estiveram presentes o presidente da Câmara, Ricardo Oenning (Kakai), os vereadores Edésio Fillagranna e Flávio Molinari e o contador da Câmara, Walter Goetten.

O presidente da Câmara, destaca que houve sugestão para que parte dos recursos fossem destinados para ações específicas, como o repasse de R$ 150 mil para que a Apae possa adquirir um veículo e instalar câmeras de vigilância na unidade. Outros R$ 160 mil destinados a Secretaria Municipal de Saúde, para reduzir a fila de espera por exames de alta complexidade como ressonância magnética, teste de esforço e eletroneuromiografia. Os outros R$ 250 mil ficariam para outras ações, programas e obras do Município.

“Nós temos uma fila de espera por exames bem considerável, então esse recurso vai ajudar a aliviar essa fila e reduzir o tempo de espera. E quanto a Apae nós conhecemos o trabalho feito e a necessidade que aquela instituição tem para manter todos os serviços e fazer investimentos, por isso fizemos essas duas sugestões”, declarou o presidente da Câmara, Kakai.

O prédio da Câmara foi atingido por três enchentes entre os meses de outubro e novembro, algumas melhorias, como a parte elétrica já foram realizadas, outros serviços de reforma estão previstos para o início de 2024. “Nosso prédio teve danos no térreo, fim de ano era uma correria atrás de mão de obra, por isso avaliei e nos programamos para fazer a pintura e outras ações no começo do ano que vem”, informou o presidente.

Câmara de Taió em números em 2023

Neste ano os vereadores se reuniram em plenário 53 vezes, foram 46 sessões ordinárias e outras sete sessões extraordinárias. Em pauta foram protocolados 214 pedidos de providência, cerca de 100 moções, mais de 80 indicações. Quanto aos projetos de lei, cerca de 90 propostas foram apreciadas e votadas sendo a grande maioria aprovada por unanimidade.

Entre os projetos de lei aprovados que se destacaram ao longo do ano estiveram: Complementação do piso Nacional dos Agentes de Saúde; piso Salarial da Enfermagem; Lei de Parcelamento do Solo; Programa de Saúde Bucal – Sorria; a lei que instituiu a Corrida Noturna no calendário de eventos; declaração de utilidade pública da Rede Feminina de Combate ao Câncer; Refis, o programa de recuperação fiscal, para ajudar a amortizar juros e multas de quem tem débitos com a Prefeitura; a lei que autoriza os alunos autistas e com restrição alimentar a poder levar o próprio lanche para a escola; LOA e LDO com orçamento de R$ 140 milhões; o projeto de lei que proíbe o comércio e o consumo de bebida alcoólica em praças e logradouros públicos; e o projeto que Institui o Programa Habitacional de Interesse Social (terreno de 38 mil m²).