Exército poderá fazer simulação de riscos em Taió

O município de Taió poderá ser o próximo destino do Exército Brasileiro para o treinamento de simulação de riscos de enchente. O pedido foi protocolado nesta semana em Florianópolis, pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Taió, Tiago Maestri e os vereadores Klaus Dieter Diel e Jaci de Liz.

O documento foi entregue em mãos ao Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, o General-de-Brigada Ricardo Miranda Aversa. Os vereadores demonstraram a preocupação com casos relacionados a cheias, que nos últimos anos afetaram Taió com o transbordo do Rio Itajaí do Oeste e consequentemente os municípios geograficamente abaixo.

O general explicou que o trabalho envolve centenas de homens do Exército que se instalam no município durante uma semana. Nesse período eles montam acampamento e fazem simulação de diversas situações de risco, como resgate e salvamento em rios, montagem de pontes e até operações aéreas com apoio de helicóptero.

A confirmação da simulação está condicionada a chegada de recursos federais. Os trabalhos serão nos mesmos moldes dos que já foram realizados em municípios maiores como Blumenau e Rio do Sul.

O presidente do Legislativo Tiago Maestri reiterou a preocupação que se justifica pelo potencial hídrico de Taió e a Barragem Oeste, estrutura responsável por reter a água em situações de cheias. “A simulação de risco vai permitir que o município esteja mais preparado em caso de um novo episódio de enchente, que a gente claro espera que não ocorra, mas se ocorrer o próprio exército vai ter maior conhecimento do nosso território”, destacou.

O vereador Jaci de Liz, que já comandou a Defesa Civil municipal repassou informações a respeito dos levantamentos que já foram feitos em Taió e de ocorrências passadas.

O clima da visita foi extremamente cordial, o vereador Klaus Dieter Diel destaca a receptividade que os vereadores tiveram. “Nós fomos muito bem recebidos, durante a conversa descobrimos que o general inclusive conhece a nossa cidade por ter laços familiares aqui”, declarou.