Presidente faz balanço dos dois anos no comando da Câmara de Taió

Após dois anos no comando do Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores de Taió, William Henrique Noriller vê como muito positiva a produção, apreciação e aprovação de leis realizadas em 2021 e 2022. Durante esse período os vereadores analisaram mais de 180 projetos.

Prestes a repassar a presidência da Câmara de Vereadores, para o vereador Ricardo Oenning ‘Kakai’, que assume dia 01 de janeiro. O presidente atual destaca o volume de projetos apreciados, sendo que a maioria das propostas foi aprovada por unanimidade. “Nós tivemos um alto índice de aprovação de leis nesses dois primeiros anos, sejam leis encaminhadas pelo Executivo, sejam leis apresentadas ou sugeridas pelos vereadores”, afirmou Noriller.

A Lei de Liberdade Econômica, que permitiu mais agilidade na abertura de empresas; a lei  que instituiu o Crédito Taió Mais, que permitiu microcrédito para micro e pequenos empresário, com juros subsidiados; o parcelamento do ISS sobre o habite-se em até seis vezes; o Código Municipal de Meio Ambiente; o Novo Estatuto do Servidor Público; e o Novo Plano Diretor do Município de Taió, estão entre os projetos apreciados em 2021.

Em 2022 o ritmo de apreciação de propostas aumentou, entre os projetos que se destacaram estiveram a autorização para o Município de Taió integrar o projeto Usina de Asfalto, no qual será inclusive sede; a aquisição de imóveis da Acaf, dentre eles os terrenos da Capela Mortuária do Cemitério Campo Santo; o programa habitacional de interesse social; e a autorização de aquisição de terrenos para a área industrial.

O presidente ressalta que o volume de projetos foi intenso e que quer acompanhar o desenvolvimento das ações. “Tudo o que foi bom para Taió nós aprovamos e claro agora vamos acompanhar a execução dessas leis que nos foram apresentadas e aprovadas em plenário”, destacou.

A produção legislativa dos vereadores também contou com bom número de propostas apresentadas entre as que se destacaram nesse período estão: a lei que incluiu os pacientes diagnosticados com fibromialgia na lista de atendimento preferencial, que foi de autoria do vereador Aroldo Peicher Junior ‘Peixinho’. A lei que passou a garantir às mulheres o direito de ter acompanhante em exames e consultas médicas, que foi sugerida pelo vereador Edésio Fillagranna. A lei que garantiu o mesmo direito de acompanhante em exames e consultas, só que para idosos, que foi apresentada pelo vereador Éder Ceola. A lei que trata do combate ao desperdício de alimentos, de autoria da vereadora Clarice Fonseca Longen. E a lei que garante isenção na taxa de concurso público realizado em Taió para quem trabalhar como voluntário nas eleições, que foi apresentada pelos vereadores William Henrique Noriller e Ricardo Oenning ‘Kakai’.

Sessões itinerantes

O poder Legislativo retomou algumas iniciativas, como a realização de homenagens e sessões solenes, como a entrega dos títulos de Cidadão Taioense, Cidadão Honorário e Comenda Mionya. Uma das atividades destacadas pelo presidente da Câmara foi a realização das sessões itinerantes, que nesse primeiro ano contou com edições nas localidades de Passo Manso, Palmital e Ribeirão da Erva. “Essa aproximação da Câmara com as comunidades precisa continuar, é visitando essas comunidades, de maneira organizada, que vamos conseguir ouvir melhor as necessidades e prioridades coletivas da população”, observou Noriller.

Câmara Estudantil

A criação da Câmara Estudantil, que integra estudantes do 6º ao 9º ano das escolas Adolpho Ewald, Prefeita Erna Heidrich, Leopoldo Jacobsen, Adele Heidrich e Hercílio Anderle, com reuniões mensais, foi outro projeto destacado pelo presidente da Câmara. “Essa é uma iniciativa que mobiliza as escolas e aproxima a Câmara dos jovens. Foi um primeiro ano de desafios para esses estudantes, que puderam conhecer um pouco mais do trabalho do Legislativo. Tenho articulado para que esse projeto continue sendo realizado”, concluiu.