Projeto que estimula doação de cabelo é aprovado em Taió

Mais Imagens

A Câmara de Vereadores de Taió aprovou projeto de lei que trata de campanha de incentivo de doação de mechas de cabelo, para a confecção e doação de perucas, a pacientes carentes que estão em tratamento de câncer. A proposta foi aprovada por unanimidade em dois turnos pelo Legislativo taioense e será apreciada em redação final na próxima sessão ordinária, antes de ser remetida para a publicação do Executivo.

Pelo texto do projeto, a campanha será realizada pelo Poder Público com a participação de órgãos municipais e entidades da sociedade civil, para sensibilizar e estimular potenciais doadores, através da realização de mutirões, postos de coleta e divulgação de atividades de conscientização.

O projeto é de autoria da vereadora Clarice Fonseca Longen e tem como objetivo a promoção da solidariedade, enaltecer a importância do gesto em meio ao sofrimento causado pela doença e a recuperação da autoestima dos pacientes em tratamento. “Muitas mulheres gostariam de usar perucas durante o tratamento, porém não têm condições ou acesso, muitas vezes por conta do alto custo”, apresenta a autora na justificativa.

Todas as mexas de cabelo arrecadadas serão destinadas para a confecção gratuita de perucas, e entregues para pessoas em condição de vulnerabilidade, sendo vedado qualquer uso comercial.

A vereadora informou em tribuna, que já tem conversado com salões de beleza em Taió e que muitos já possuem mechas para serem entregues para doação. “Vamos estar enviando para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio do Sul, que envia para uma pessoa que fabrica essas perucas em Joinville. Essas perucas são emprestadas durante o tratamento e depois devolvidas para que possam estar auxiliando outros pacientes”, concluiu Clarice.