Rede Feminina de Combate ao Câncer é apresentada aos vereadores

Mais Imagens

A implantação de uma unidade da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Taió foi pautada na Câmara de Vereadores. Durante a 16ª sessão ordinária do ano, que foi realizada nesta terça-feira (02/05), os vereadores receberam as voluntárias responsáveis pelo projeto, Caroline Fantan e Marcelina Horn.

Em tribuna, elas explicaram aos vereadores que iniciaram as tratativas para a implantação da Rede Feminina, que busca oferecer proteção, saúde, prevenção e orientação para as mulheres sobre diversas doenças, principalmente o câncer. De acordo com Caroline, o movimento começou há cerca de um mês e deve trazer muitos benefícios para mulheres diagnosticadas com a doença e que estão em tratamento. “Fisioterapia, aparelhos de drenagem, crochê, doação de cabelo e perucas, tudo voltado para a saúde e recuperação da pessoa”, destacou.

A Rede Feminina não possui fins lucrativos e funciona através do voluntariado, que pode ser exercido inclusive por familiares dos pacientes em tratamento. Em Santa Catarina são 73 municípios que contam com a Rede Feminina, hoje a mais próxima de Taió é a de Rio do Sul. “Não é apenas Taió, nós temos Rio do Campo, Santa Terezinha, Salete e até mesmo a cidade de Pouso Redondo, que hoje elas podem se deslocar até Rio do Sul, mas são pessoas que já estão em um momento frágil e ainda ter que se deslocar para ter esses benefícios”, comentou Caroline.

Uma reunião está marcada com a rede estadual na próxima semana em Taió, em evento que será realizado no Hotel Taió. “Segunda-feira dia 08, às 19h30 nós vamos fazer o encontro, a direção estadual vem explicar tudo o que faz parte da rede, o que pode ofertar e o que a rede precisa”, convidou Marcelina.

A entidade que é apartidária e apolítica promove a alternância da diretoria todos os anos. “Gostaríamos de ter pessoas que tocassem esse projeto por anos e anos, porque vai trazer muitos benefícios para o Município”, concluiu Caroline.