Resumo da 1ª sessão de 2026

Resumo da 1ª sessão de 2026

Os vereadores de Taió se reuniram nesta segunda-feira (19) no Plenário Prefeita Erna Heidrich para a 1ª sessão ordinária de 2026. Em pauta foram apreciados sete pedidos de providência, duas indicações e um requerimento. Os vereadores apreciaram também duas resoluções e três projetos de lei.
Indicações

O vereador Marcelo Gramkow (MDB) apresentou duas indicações, a primeira sugere ao Executivo alteração na data de vencimento das parcelas da taxa de licença e localização. A outra indicação recomenda a instalação de lombada ou faixa elevada em frente ao CEI Padre Eduardo, no bairro Vila Mariana.

Pedidos de providência
A vereadora Maria Zenaide Stringari (PSD) solicitou cascalhamento nas localidades de Ribeirão da Erva até a sede da empresa Valetec e na Tifa Pedroso no Braço da Erva. A vereadora solicitou ainda carga de cascalho na Maquinafort.

O vereador Jaci de Liz (PSD) solicitou redimensionamento do calçamento da Rua Minas Geroski e instalação de sifão na rede de saneamento. O vereador solicitou ainda à Celesc melhorias no fornecimento de energia elétrica na Rua Ervin Dalfovo.

O vereador Marcelo, solicitou a instalação de placa de identificação da escola Adolfo Ewald e CEI Pingo de Ouro.

O vereador Marcos Krueger (PL) solicitou melhorias na Ponte do Ribeirão Jundiá.

Requerimentos

Os vereadores Flávio Molinari (MDB) e Marcelo Grankow, solicitaram ao Executivo municipal informações sobre o superávit financeiro de 2025.

Resoluções

A primeira resolução aprovada fixou o calendário das sessões ordinárias de 2026. A segunda resolução autorizou a realização de sessão solene alusiva ao aniversário do município com a entrega de títulos e comendas.

Projetos de Lei

Os vereadores aprovaram ainda projetos de lei que tratam da revisão geral anual dos servidores municipais do Legislativo e do Executivo. E o projeto de lei que cria novas vagas de professor efetivo no Município.