Vereadores pedem medidas econômicas para Taió

Enquanto moradores, empresários, comerciantes e entes públicos seguem na limpeza e recuperação dos locais alagados, os prejuízos causados pela maior enchente de Taió seguem sendo contabilizados. A preocupação com a retomada das atividades comercial e empresarial, a manutenção de empregos e o restabelecimento da economia local, estiveram na pauta da 39ª sessão da Câmara de Vereadores de Taió, que foi realizada nesta quinta-feira (19).

Na pauta os vereadores pediram auxílio aos atingidos direta e indiretamente pelas cheias. O vereador Aroldo Peicher Junior (Peixinho) solicitou que o Município de Taió faça a prorrogação do ISS para que empresários e comerciantes possam se organizar financeiramente. O vereador também lembrou que será necessária a busca por linhas de crédito sem juros e com carência. "Eles vão precisar de um prazo um pouco maior para poder quitar os débitos com o Município. Também vamos precisar de linhas de crédito, através de bancos com juro zero, com prazo de carência é algo que vai ajudar bastante o nosso comércio", declarou.

O vereador Edésio Fillagranna lembrou que diante dos prejuízos, alguns comerciantes não vão mais conseguir reabrir as portas e será necessária a busca por isenções. "Temos que correr atrás de isenção de tributos, municipais, estaduais e federais. De repente congelar o IPTU, pensar em algo que possa dar um tempo de um ano para os comerciantes", ponderou.

A vereadora Maria Stringari destacou que uma das soluções para tentar auxiliar quem não tem mais condições de reabertura ou manutenção do negócio é a busca de recursos a fundo perdido, como são conhecidos os financiamentos sem reembolso. "Assim como tem comerciante que não vai mais voltar para o comércio, tem agricultor que também não vai ter como se levantar, sabemos que existem recursos a fundo perdido e é isso que temos que correr atrás", afirmou.

Uma moção de apelo assinada por todos os vereadores e endereçada aos deputados Oscar Gütz e Jorge Goetten solicita que os parlamentares auxiliem na intermediação de isenções em faturas de água e energia, para todos os atingidos.