Vereadores repercutem enchente em Taió

A Câmara de Vereadores de Taió, realizada nesta quinta-feira (19), foi de certa maneira histórica. Os vereadores e servidores do Legislativo dividiram espaço no plenário com os móveis empilhados da sede do Legislativo, devido ao térreo continuar em reparos estruturais.

A pauta foi recheada de documentos relacionados ao episódio que resultou no Estado de Calamidade Pública no município, como pedidos para prorrogação de prazos para pagamento de impostos, isenções de tarifas e agradecimentos para entes públicos, entidades, organizações e pessoas que de maneira voluntária têm ajudado na limpeza do município. Mas a situação que mais repercutiu foram questionamentos à Defesa Civil do Estado, sobre a operação da Barragem Oeste durante o período de chuvas.

Representantes do Legislativo municipal querem saber o motivo das comportas ficarem fechadas, no período de trégua entre o primeiro e o segundo pico de chuva ocorrido nos dias 05 e 06 de outubro, quando o rio saiu de 8,97 metros para 6,08 metros. "Nós ficamos 37 horas com a barragem fechada, o nível do rio baixou para 6,08. Por que será que ficou fechada? Onde já bateu no 8,90 já estava molhado.Temos que cobrar da Defesa Civil, os motivos para deixar a Barragem Oeste fechada lá no início da chuva", declarou o presidente da Câmara Ricardo Oenning (Kakai).

O vereador William Noriller lembrou que o período em que as comportas ficaram fechadas, comprometeu a capacidade de reservatório da Barragem no período de trégua. "No dia 06, o rio estava com 6,08 metros, 58% da Barragem ocupada e as sete comportas fechadas. Se tivessem aberto as comportas, talvez teria diminuído essa enchente em um metro e não teria alcançado 12,40 metros ", ponderou.

O vereador Eder Ceola classificou como um erro da Defesa Civil Estadual, a operação da Barragem. "Deixa o rio nos 8 ou 9 metros, a enchente em Taió, podem o falar o que for, ia chegar em 11,5 metros, mais do que isso não iria chegar. Foi feita uma lambança pela Defesa Civil [Estadual]", afirmou.

Um requerimento que solicita informações sobre o plano de ação da Barragem Oeste foi elaborado e será remetido à Defesa Civil de Santa Catarina.