Vereadores solicitam medida junto ao Ministério das Micro e Pequenas Empresas

A programação da comitiva de vereadores de Taió que foi à Brasília na busca por recursos, incluiu uma reunião no Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Na capital federal, os vereadores se reuniram com um representante do Ministério com o objetivo de encontrar soluções e informações que possam auxiliar os negócios afetados pela enchente.

Um dos acenos é de que o Governo Federal deve publicar uma medida provisória para auxiliar as empresas atingidas pela enchente. A ideia inicial é que a MP seja semelhante à Medida Provisória 1189/23, que foi editada para atender as empresas e produtores rurais, que pertencem as cidades gaúchas que decretaram calamidade pública em setembro.

O vereador Aroldo Peicher Junior (Peixinho) comenta que o Governo Federal está na fase de estudos para definir os índices de subsídio. “Seria um financiamento com subsídio dos juros por parte do Governo e também um percentual do capital subsidiado pelo governo. A União iria arcar com os juros e uma pequena parte do valor do empréstimo, para incentivar a economia. Estamos na torcida para que isso se concretize o quanto antes e que também seja estendido aos agricultores”, declarou.

O vereador Joel Sandro Macoppi destaca que a reunião no Ministério foi um dos compromissos mais importantes da agenda cumprida em Brasília. Ele considera que diferente das emendas, que atingem indiretamente a população, a medida de fornecer linhas de crédito vão chegar de maneira mais direta. “Acho que o mais importante de toda a viagem será se confirmarem essa linha de crédito. Ela vai permitir o arranque para o comércio, as micro e pequenas empresas e nessa mesma linha aos agricultores. É uma oportunidade de recomeço para muita gente, impacta diretamente no dia a dia do cidadão”, concluiu.