Câmara de Taió repassa R$ 150 mil para o Executivo

A Câmara de Vereadores de Taió oficializou nesta quarta-feira (04), o repasse de R$ 150 mil para o Executivo municipal. A entrega simbólica foi realizada durante a manhã no gabinete do prefeito Almir Guski. O recurso será dividido e repassado pela Prefeitura à Apae, à Polícia Militar e à Secretaria Municipal de Educação.

O presidente da Câmara, Tiago Maestri, que estava acompanhado dos vereadores Aroldo Peicher Júnior ‘Peixinho’, Eduardo Poffo ‘Dudu’, Jaci de Liz e Klaus Dieter Diel, reforçou a importância e o impacto do recurso repassado. “Nós já fizemos algumas devoluções, todas com o grau de importância adequado a cada momento, hoje estamos fazendo um repasse que vai auxiliar e muito a Apae, vamos garantir a conclusão da sede da PM, e também vamos ajudar a equipar as escolas com sistema próprio de sonorização”, declarou Maestri.

Apae

A Apae de Taió receberá R$ 70 mil, sendo que R$ 50 mil irão para o caixa da instituição, para ajudar com as folhas de fim de ano. “Essa quantia vai auxiliar no pagamento da folha do mês de dezembro, décimo terceiro salário e das férias. Sem essa ajuda nós não teríamos caixa suficiente e iniciaríamos o próximo ano no vermelho”, informou a diretora administrativa da Apae, Gabriela Dalfovo.

Os outros R$ 20 mil serão destinados para a construção da oficina de órteses da instituição, o fisioterapeuta Marcus Hauschild comenta a importância que a criação do setor terá para a unidade em Taió. “As órteses são suportes externos usados nas articulações dos membros inferiores, que são os tornozelos das crianças. Esses suportes ajudam a evitar deformidades, que se agravariam à medida que a criança cresce. A oficina vai permitir a confecção dessas órteses a um custo bem mais baixo na comparação com a iniciativa privada, pois nós já temos mão de obra e agora vamos adquirir os equipamentos para montar a oficina”, explicou o fisioterapeuta.

PM

A Polícia Militar receberá R$ 50 mil, o recurso vai auxiliar na última etapa da construção da sede própria, que fica ao lado do terminal rodoviário. O prédio é uma obra aguardada há pelo menos duas décadas no Município. “Esse recurso será usado para a segunda fase da obra que é a conclusão do quartel, o valor será somado ao caixa do Fumpom [Fundo de Melhoria da Polícia Militar] e à uma emenda parlamentar do deputado estadual Kennedy Nunes”, informou o comandante da 3ª Cia, do 13º BPM, Major Maurício Oliveira Lopes da Silva.

Educação

A Secretaria Municipal de Educação receberá R$ 30 mil, a quantia será utilizada para aquisição de equipamento de som próprio para as duas escolas municipais (E.E.F. Prefeita Erna Heidrich e E.E.F Adolpho Ewald).

O coordenador de gestão educacional da Escola Prefeita Erna Heidrich, Ivo Monteiro comenta que o equipamento que a unidade possui é antigo, algumas vezes é preciso solicitar aparelhagem de outros setores para que eventos possam ser realizados. “Esse novo som vem para melhorar a qualidade de som nas apresentações artísticas e homenagens que são realizadas pelos alunos na escola, o equipamento próprio vai facilitar bastante”, agradeceu.