Comandante da PM em Taió participa de sessão na Câmara

Mais Imagens

O comandante da Polícia Militar em Taió, o Capitão Roberto Gassenferth Junior participou da sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Taió, realizada nesta terça-feira (1º). A redução de índices de criminalidade, a implantação do programa Rede de Vizinhos e o sistema de câmeras de monitoramento em parceria com empresários e comerciantes foram os temas abordados.

Em 2020, Taió não registrou nenhum caso de homicídio, e três tentativas de homicídio. Em 2021, segundo os dados apresentados pela Polícia Militar, não foram registrados homicídios nem tentativas, o índice de roubos também foi zero e o de furtos caiu 32% em relação ao ano anterior. “É óbvio que nós estamos aqui em algum dos índices vivendo a utopia, não posso garantir aos senhores, que esses índices vão continuar em zero, mas posso garantir que tudo o que pudermos fazer e estiver ao nosso alcance nós faremos”, destacou.

O Programa Rede de Vizinhos foi outro assunto tratado pelo comandante da 3ª Companhia do 13º Batalhão da PM de Santa Catarina. Em Taió o bairro Victor Konder já está com o programa implantado, no bairro Seminário a implantação foi iniciada. A próxima etapa prevista são reuniões presenciais com moradores dos bairros Centro e Padre Eduardo, que foram adiadas em virtude do cenário atual da propagação da variante Ômicron.

Outra novidade que está em fase de planejamento é a ampliação do atendimento em comunidades do interior, através do programa Rede Rural de Segurança. “Nosso efetivo já foi treinado nessa rede preventiva da PM, assim que conseguirmos atender os bairros da cidade, vamos partir para as áreas rurais, buscando uma teia de redes preventivas que trabalhando em conjunto podem nos auxiliar a manter os índices (criminalidade) baixos, se possível índice zero, é o que nós almejamos”, complementou.

A implantação e instalação de câmeras de monitoramento, com sistema OCR, que permite leitura de dados, como a placa de veículos, identificação de rostos, interligado ao sistema da Segurança Pública do Estado, também foi abordada. A CDL de Taió foi quem iniicou as tratativas do projeto entre a PMSC e a Prefeitura. De acordo com o comandante, o momento é de fomentar a adesão de empresários, comerciantes e demais instituições. “É um sistema que funciona muito bem. Estamos em um momento crucial de buscar adesão ao projeto, para que a gente tenha o máximo de câmeras possível”, concluiu.