Concluída agenda com gerentes regionais

O gerente de Planejamento Regional e Apoio à Políticas Públicas da Agência de Desenvolvimento Regional  (ADR) de Taió, Osvaldo Fernandes Junior encerrou a agenda de gerentes regionais a utilizar a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Taió em 2017. Nesta segunda-feira (27/11) ele apresentou informações do programa Crescendo Juntos, que visa fomentar o desenvolvimento da região.

O programa do Governo de Santa Catarina está presente em 12 das 35 regionais existentes em todo o território catarinense. “Existem regiões que não se desenvolveram tanto quanto as outras, por isso foi criado esse programa para colocar em prática ações e implementar projetos para o desenvolvimento”, explicou.

O Crescendo Juntos está presente nas regionais de Caçador, Lages, Taió, Curitibanos, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Campos Novos, Laguna, Quilombo, São Joaquim, São Lourenço do Oeste e Canoinhas. O objetivo é articular, coordenar e estimular o processo de planejamento e de organização de ações para a redução das desigualdades regionais, promovendo desenvolvimento equilibrado e sustentável em Santa Catarina. “As desigualdades se manifestam na educação, saúde, segurança pública, na renda, na geração de riqueza, no emprego, na exclusão social, na pobreza e no esvaziamento populacional em determinadas regiões”, comentou o gerente de Planejamento Regional.

Iniciado em dezembro de 2016 em Taió, através de um workshop, o programa conta com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Federação das Associações Empresarias de Santa Catarina (Facisc), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuárias no Estado de Santa Catarina (Faesc),Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), Banco do Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Universidade Federal da Fronteira Sul, Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Na ADR de Taió, foi formado o Núcleo Executivo Regional, que elencou 14 prioridades: ligação asfáltica entre Santa Terezinha e a SC-477, trajeto Rio da Anta/Papanduva; melhoria da estrutura da distribuição de energia elétrica; implantação de anéis viários em Taió e Pouso Redondo; sinalização rodoviária do meio rural; capacitação para o homem do campo, com gestão e administração da propriedade; saneamento básico, água potável; incubadora de microempresas; implantação de frigoríficos de frango; diagnóstico e incentivo ao turismo regional; implantação de frigoríficos de peixe e comercialização; formação e capacitação continuada dos servidores estaduais e municipais que atuam na Regional, efetivos, contratados, comissionados e agentes públicos; saúde fiscal dos municípios que compõem a ADR; graduação presencial em pedagogia; e a regularização, identificação e certificação das áreas do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “O foco do programa é dinamizar a economia das regiões, para que tenhamos uma agenda de desenvolvimento regional, que são esses itens que foram elencados”, reforçou.

O gerente de Planejamento Regional destacou também o empenho da Cravil, que tem aprofundado estudos para ver a viabilidade de implantação de um frigorífico de aves, para atender os seis municípios da Regional, com potencial para abater até 50 mil aves. “Vai estar beneficiando e readequando os mais de 150 produtores de frango da nossa região, que foram afetados com o fechamento das granjas”, concluiu.