Conrad Kleinschmidt recebe Comenda do Centenário

O professor Conrad Kleinschmidt recebeu a Comenda do Centenário de Colonização de Taió, nesta quinta-feira (5). Ele foi um dos 11 homenageados pela Câmara de Vereadores de Taió na Sessão Solene realizada no mês passado, durante as festividades dos 100 anos de colonização.

Por motivos de saúde, o professor não pode comparecer à Sessão Solene, que foi realizada no dia 11 de setembro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Conrad Kleinschmidt foi lembrado na homenagem entregue às pessoas que tiveram relevante destaque na história do município, por ter feito os arranjos do Hino de Taió, ao lado do professor Waldemar Rodrigues (Napoleão) e da cantora Denize Purnhagen, que foi a primeira intérprete a gravar o hino.

O homenageado lembrou que havia duas versões de melodia na época em que decidiram fazer os arranjos, uma delas era a do maestro da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) José Acácio Santana, e a outra do taioense Bruno Carlini. “Eu sugeri a versão do Carlini, por ser taioense, eu disse vamos valorizar alguém da cidade, então foi feito isso, a gente fez os arranjos para quatro vozes para ser cantado em coral”, lembrou.

O vereador Ademir Valle (Biro), que foi quem entregou as homenagens para os autores dos arranjos do Hino de Taió na Sessão Solene, visitou o professor Conrad Kleinschmidt, acompanhado do presidente da Câmara Tiago Maestri, para entregar a Comenda. Ao recebê-la, Kleinschmidt agradeceu o reconhecimento do Legislativo. “Fico agradecido por lembrarem do esforço que a gente fez há alguns anos, eu, o Napoleão e a Denize, na época em que trabalhávamos juntos, foi uma alegria trabalhar em cima desse hino”, concluiu.

A letra do Hino de Taió foi escrita pelo professor Lírio Luiz Volpi, que também foi homenageado com a Comenda do Centenário.