Encerradas as atividades da 18ª Legislatura

A chegada de dezembro de 2020 marca o encerramento da 18ª Legislatura na Câmara Municipal de Taió. Em quatro anos centenas de projetos foram apreciados e aprovados pelos nove vereadores. Além de projetos, os trabalhos durante o mandato 2017/2020 foram marcados pela proximidade com o Executivo, economia e parcerias que se transformaram em obras e ações para o povo taioense.

“O saldo de trabalho nesses quatro anos foi extremamente positivo. Trocamos velhas brigas políticas por aproximação ao Governo e realizações. Também fizemos a nossa parte extinguindo cargos, redes de telefonia móvel, além de ter sido a Câmara que menos utilizou de diárias em nossa região, para poder economizar e repassar ao Município, um modelo que deu certo e beneficiou o povo de Taió”, declarou o presidente da Câmara, Tiago Maestri.

Repasses

Em quatro anos, o Legislativo taioense repassou mais de R$ 2 milhões ao Executivo. Os recursos foram utilizados na Gestão para diversas áreas, permitiu a diminuição de filas de exames na saúde, instalação de semáforo no centro da cidade, a transformação de uma antiga escola isolada em posto de saúde no Ribeirão da Erva. A compra de um caminhão caçamba, espalhadores de calcário, instalação de bancos e lixeiras de coleta seletiva na Rua Coronel Feddersen, além de ajudar em obras na Apae, sede própria da Polícia Militar e auxiliar na aquisição de veículos para o Corpo de Bombeiros Militar.

Projetos

Entre as centenas de projetos que tramitaram na Câmara de Vereadores, estiveram o que autorizou o município a firmar parceria com o Hospital e Maternidade Dona Lisette, através do Instituto Vidas, o que permitiu atendimento em 16 especialidades, reativação da maternidade e o funcionamento do Pronto Atendimento 24 horas por dia.

Outro projeto importante foi à aprovação do financiamento Finisa, que autorizou o Município a realizar o maior pacote de obras de pavimentação da história, além da aquisição de maquinário e equipamento.

A inclusão dos autistas na lista de atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos de Taió foi outra conquista. Assim como a inclusão do curso de primeiros socorros na grade de capacitação anual dos profissionais da educação.

A regulamentação para a instalação de válvula que elimina a passagem de ar em hidrômetros e a lei que autoriza a instalação de parklets em áreas públicas estão entre as aprovações mais recentes.